Novo Airão celebra a festa do Padroeiro Santo ÂngeloNovo Airão celebra a festa do Padroeiro Santo Ângelo

04/05/2023 Anderson Freire

Novo Airão comemora a Festa do Padroeiro Santo Ângelo, celebrada no dia 5 de maio. A programação inicia nesta quinta (04/05) e vai até sexta-feira, dia 6. Três dias de homenagens, devoções e festejo.

A devoção vai contar com arraial, programação cultural, leilão, boneca viva, venda de comidas regionais, adoração do Santíssimo Sacramento, pelas graças alcançadas e celebração da Santa Missa. O festejo é uma realização da igreja Católica e apoio estrutural da Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semuc).

A programação inicia nesta quinta-feira, com abertura do festejo, barracas de doces, comidas regionais e bebidas, pescaria, apresentação das candidatas a bonecas vivas 2023. E, muito mais, com dança do carimbó do grupo da Boa Idade, cirandas, quadrilhas e leilão deliciosas comidas e produtos variados.

Na segunda noite: Procissão em honra de Santo Ângelo, com saída às 17h da matriz de Novo Airão. E, o festejo prossegue com segunda noite de arraial e show da Banda Delivery e mais leilão.

A celebração encerra na terceira noite (sábado), com a escolha da boneca viva, barracas de comidas, doces e bebidas, mais uma rodada de leilão e o super bingão com prêmios nos valores de R$ 1 e 2 mil reais. E o finalíssimo que vai premiar o vencedor com R$ 5 mil.

Santo Ângelo era carmelita e morreu como mártir. A devoção ao santo chegou a Novo Airão por meio das missões carmelitas no rio Negro no século 18. Documentos relatam que os frades carmelitas tiveram uma missão em Airão e que o padroeiro era Santo Elias. Seu nome inicial foi Santo Elias do Jaú e está situada na margem direita do rio Negro. Anteriormente havia uma aldeia na margem esquerda e se chamava aldeia de Tarumã, que tinha sido fundada por um mercedário (ordem das Mercês).

Fotografia: Miguel Rodrigues

Criação de texto: Wittemberg Nogueira