Turismo Voltar

NOVO AIRÃO – O PARAÍSO ECOLÓGICO

Novo Airão está localizado na 7ª sub-região, Rio Negro/Solimões, margem direita do Rio Negro na mesorregião do norte amazonense, área de 37.805,257 km², aproximadamente 85% do seu território são unidades de conservação, de proteção integral, de uso sustentável e terras indígenas. A sede do município está distante da Capital há 130 km por via fluvial e há 193 km por via terrestre. O maior potencial econômico se dá em torno do turismo, pois está localizado no cerne das unidades de conservação do baixo Rio Negro, com destaque para os Parques Nacionais de Anavilhanas e Jaú. 

O principal segmento do turismo trabalhado é o de natureza e o cultural, que têm oportunizado a oferta de produtos e serviços com valores estratégicos, permitem a conservação da paisagem natural das UC’s, a revalorização do modo de vida dos povos tradicionais, o surgimento de novas funções econômicas, sociais e ambientais, permitindo aos comunitários novas maneiras de garantir a renda e a melhoria da qualidade de vida. 

As ações do trade têm sido segmentadas, buscando atrair a demanda de turistas que queiram obter a experiência de turismo na Amazônia de forma sustentável. A demanda tem sido crescente, com destaque para o número de visitas nos Parques Nacionais, como exemplo o Parque Nacional de Anavilhanas, que estava em ascensão em 2019, com mais de quarenta mil visitas registradas, antes do período da covid-19 (ICMBio, 2022). Estamos no período de recuperação do mercado e grandes empreendimentos serão implantados nos próximos anos (Revista Hotel News).   

A Secretaria de Turismo (SEMINTUR) tem atuado de forma transparente em conjunto com o trade local, além da grande contribuição do Conselho Municipal de Turismo, que norteia as ações de curto, médio e longo prazos. 

No contexto de Destino Turístico Inteligente (DTI), a SEMINTUR iniciou suas ações no ano de 2022, e hodiernamente, conta com o apoio do Polo Digital de Manaus e outras instituições parceiras para traçar as ações estratégicas na área de inovação e envolvimento da sociedade (Polo Digital de Manaus, pg. 254). 

Dentre os avanços, podemos citar a mudança comportamental dos empresários e comunitários que atuam na área do turismo, na nova forma de pensar coletivamente para desenvolver o turismo responsável; maior engajamento dos jovens nos projetos da área de inovação; novas obras de infraestruturas turísticas, que focam na acessibilidade e acesso à internet.  

Os principais desafios estão em proteger todo esse patrimônio natural e cultural, com o intuito de garantir a sua conservação para as atuais e futuras gerações, mas também, focar no crescimento do turismo, e na geração de novas fontes de emprego e renda. O plano estratégico norteia ações que possibilitem ao município alcançar o patamar de DTI em consonância com os eixos do turismo sustentável. 

Novo Airão foi contemplada como uma das doze cidades no Programa Turismo Futuro Brasil, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e SEBRAE Nacional, com isso objetivamos realizar ações que nortearão as estratégias e instrumentos de planejamento, para que de fato possamos ser integrantes das Cidades DTI, garantindo a competitividade, identificando novos produtos, melhorando o processo de produção e comercialização dos serviços, investindo na promoção, seguindo as novas tendências do turismo responsável, que garantem a boa experiencia para o turista e a qualidade de vida dos munícipes.

Texto: Drª. Suzianne Fonseca de Oliveira, Turismóloga.
SILVA, Roseane Soares da; SANTOS, Mara; COMPSON, Silvana.  Turismo com sustentabilidade. Um estudo da viabilidade de criação de um roteiro turístico junto à Associação dos Artesãos de Novo Airão. Novas edições Acadêmicas. 2018. 

Associação Polo Digital de Manaus. 30 anos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus: importância para a região, impactos e externalidades deste marco legal [recurso digital]/ Associação Polo Digital de Manaus. Manaus, EDUA, 2022.

Mirante do Madadá. Disponível em: https://www.revistahotelnews.com.br/mirante-do-madada-conheca-o-projeto-do-novo-hotel-da-amazonia/. Acesso em: 05/01/023. 

ICMBio. Disponível em: http://qv.icmbio.gov.br/. Acesso em: 10/01/2023.