Atrativos Turísticos Voltar

Novo Airão integra o Polo de Ecoturismo do Estado do Amazonas e é um dos doze Destinos Turísticos Inteligentes do Projeto Turismo Futuro Brasil, por reunir considerável potencial turístico natural, cultural e histórico, além de um diversificado calendário de eventos.

  • Atrativos naturais:  Com mais de 80% de sua área territorial como unidades de conservação ambiental, destacam-se o Parque Nacional de Anavilhanas e o Parque Nacional do Jaú.
     
  • Observação da fauna e flora: apreciado em todos os passeios fluviais pelas unidades de conservação, com destaque para árvores de grande porte, trilhas aquáticas e terrestres, observação de pássaros, focagem noturna de jacarés, etc.
     
  • Trilha Ekobé: localizado na AM-352, há 6km da cidade, o espaço Ekobé possui 32 hectares de floresta nativa onde foi implantado um centro de sensibilização e pesquisa sobre o meio ambiente. Visitações são feitas via agendamento na Fundação Almerinda Malaquias.
     
  • Balneários: Balneário do Chicó, na sede da cidade; Balneário do Mato-grosso, localizado no Km 23 da AM-352; Balneário do Angelim, localizado no Km 42 da AM-352.
     
  • Parque Nacional de Anavilhanas: passeios fluviais com pacotes para 4 passageiros e duração a partir de 1h de passeio em virtude da proximidade (outro lado do rio negro), a depender do roteiro apresentado pelos Operadores de Turismo e contratado pelos turistas. Neste passeio o turista contempla a natureza, observação da fauna e flora, trilhas aquáticas e o encantador nascer e/ou pôr-do-sol.
     
  • Grutas do Madadá e Pedra Sanduíche: passeio fluvial com duração mínima de 6h, oferece a experiência de conhecer formações rochosas interessantes, além de trilha terrestre com grutas, corredeiras no meio da floresta amazônica. Mais uma opção encantadora e divertida.
     
  • Terras indígenas Waimiri Atroari: parte dos produtos agrícolas e artesanais produzidos pelos indígenas são comercializados em Novo Airão, além de serem subsidiados por uma equipe técnica e casa de apoio.
     
  • Ruínas de Airão Velho: ruínas na primeira sede da cidade de Novo Airão, que representam o turismo cultural com as ruínas de construções de uma localidade, cemitério centenário, histórias que retratam o processo de colonização da Amazônia desde o século XVII.
     
  • Sítios arqueológicos: um dos mais interessantes está localizado à margem do Rio Negro, próximo à foz do rio Jaú, com várias inscrições rupestres de grande valor histórico. O sítio fica entre Airão Velho e o Parque Nacional do Jaú, a área é sazonal e as pedras aparecem somente na época da vazante.
     
  • Parque Nacional do Jaú: passeio fluvial ofertado pelos Operadores de Turismo, com duração mínima de 1 dia, aqui existe um mundo de diversidade natural a ser contemplado, uma experiência incrível e encantadora!
     
  • Trilhas terrestres: para caminhadas em meio à floresta de terra firme nas trilhas como: Trilha do Apuaú, Trilha do Barro Branco, Trilha do Bariaú.
     
  • Trilhas aquáticas: trilhas pelos rios, furos, paranás e igarapés e, na cheia do rio, também pelos igapós e arquipélago.
     
  • Praias: diversas praias de água doce, aparecem durante a vazante do rio negro (período de setembro a fevereiro), deixando os passeios fluviais de Novo Airão ainda mais encantadores e divertidos.
     
  • Observação da fauna: ocorre em ambiente terrestre ou aquático, diurno ou noturno, acompanhado de guia ou operador de turismo local. Destaca-se o turismo de interação com os botos cor-de-rosa, no Flutuante dos Botos.
     
  • Escalada em árvore: é ofertada por operadores mediante prévio agendamento, proporcionam diversão e interação com a floresta para os apreciadores do turismo de aventura. Chegar ao topo das maiores árvores de Anavilhanas e apreciar a vista do alto do igapó é uma experiência única!
     
  • Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro: é uma modalidade de unidade de conservação de uso sustentável que abriga populações tradicionais. A RDS Rio Negro possui valor socioambiental significativo com 19 comunidades distribuídas em sua área, seus atrativos naturais e o meio de vida dos povos da Amazônia são vistos como recursos turísticos para a promoção do lugar.
     
  • Comunidades ribeirinhas: com desenvolvimento do turismo de base comunitária, algumas comunidades apresentam seus atrativos como: artesanato, culinária típica, passeios locais, intercâmbio cultural.
     
  • Portal de Entrada da Cidade: representa o passado histórico da economia do município, tempo em que Novo Airão foi referência em construção naval.
     
  • Rotatória do Brasão Municipal: atrativo que representa o Município como instituição pública, com seu Brasão entre dois peixes-boi que representam nossa maior festa cultural, o Eco Festival Folclórico do Peixe-boi.
     
  • Praça Pinheiral: um ponto de lazer para a família, onde a energia da natureza predomina. Os pinheiros não são típicos de nossa região, mas foram plantados em nossa cidade em meados de 1974, projeto de reflorestamento de iniciativa da empresa do Sr. Valdemar Moss, família que possuía a maior empresa de madeireira e marcenaria no Estado, à época. Dezenas de pinheiros foram plantados na região que era de campina, as árvores cresceram e, por longos anos, foram cenário de acampamentos e piqueniques para o lazer de famílias. O desenvolvimento chegou e as árvores foram derrubadas, restando apenas os que integram a Praça dos Pinheiros e as lembranças daquela geração que já vivia em Novo Airão à época.
     
  • Letreiro: localizado na Praça Pinheiral, atrativo construído por iniciativa da Família Almeida como presente ao Município.
     
  • Praça Municipal Hugo Carlos Frederico: concentração de atrativos voltados para o lazer da família.
     
  • Dinossauro: na Praça Municipal, representa nossos sítios arqueológicos, urnas indígenas, petróglifos (estes vistos apenas em Madadá, Airão Velho e Parque Nacional do Jaú).
     
  • Chafariz dos Botos: na Praça Municipal, representa o símbolo turístico de nossa cidade, os botos cor-de-rosa.
     
  • Artesanatos: típicos de nossa região, variando as produções com matérias-primas em fibras, sementes, madeira, indígenas e reciclados.
     
  • Passeios fluviais (com Agências e Operadores de Turismo): trilhas aquáticas, trilhas terrestres, contemplação de animais, pôr-do-sol, focagem de jacaré, praias de água doce (de setembro a janeiro), Parque Nacional de Anavilhanas, Comunidades Ribeirinhas, Comunidade de Cultura Indígena, Grutas de Madadá, Pedra Sanduíche, Airão Velho, Parque Nacional do Jaú, dentre outros.