Prefeito Frederico Júnior vai à Europa em Missão TécnicaPrefeito Frederico Júnior vai à Europa em Missão Técnica

04/05/2023 Anderson Freire

O Prefeito de Novo Airão, Frederico Junior, vai participar da Missão Técnica, em caráter de premiação do Programa Prefeito Empreendedor. A missão denominada ‘Estônia Hub - E-Governance Conference 2023’, será no período de 28 de maio a 02 de junho de 2023.

A comitiva vai à Estônia e Finlândia, países modelos por terem os “governos mais digitais do mundo” e por serem referências em “1º e 2º lugar, respectivamente no ranking de educação da Europa”.

Trata-se de missão aberta de mercado, realizada pela empresa Estônia Hub, na qual a delegação do Sebrae/Amazonas vai contar com a participação de seis prefeitos vencedores do 1º do Programa Prefeito Empreendedor. A delegação também será composta por outras importantes instituições.

Da programação, destacam-se:

Participação no evento E-Governance Conference; Conferência Internacional de governança eletrônica, que reúne estrategistas, implementadores de políticas, tomadores de decisão e doadores para traçar o curso futuro da governança;

e-Estonia Briefing Center: No qual será apresentado um briefing sobre o e-Estônia, recebendo uma introdução aos mecanismos subjacentes da digitalização da sociedade estoniana e suas principais histórias de sucesso. Inclui ainda, uma visão geral dos principais desafios e políticas, bem como uma compreensão da infraestrutura, soluções eletrônicas e serviços com exemplos;

Ülemiste: Bairro inteligente na Estônia. Um bairro inovador, conhecido como “Vale do Silício Estoniano”, onde jovens talentos são incentivados a estudar, trabalhar e construir grandes negócios sem deixar o país.

Prefeitura de Tallinn: Tallinn fez seu nome como uma das cidades mais orientadas à tecnologia no mundo. As tecnologias e serviços digitais fazem parte do dia a dia da maioria da população, resultando em eficiência e comunicações acessíveis.

Centro de Cyber-Segurança: Principal centro de excelência em segurança da OTAN;

Digital Finland: No qual será apresentado os benefícios do governo digital na Finlândia e o sistema de interoperabilidade entre os dois países (Estônia e Finlândia); e Visita ao Embaixador do Brasil na Estônia.

Criação de texto: Wittemberg Nogueira

Revisão: Suzianne Oliveira