Professores de Novo Airão participam de curso de formação em geodiversidade e geoturismoProfessores de Novo Airão participam de curso de formação em geodiversidade e geoturismo

04/05/2023 Anderson Freire

Os professores da rede municipal de ensino de Novo Airão estão participando do curso "Educação, Ambiente e Aprendizagem Social: práticas socioeducativas para geoconservação e geoturismo”, ministrado por professoras que integram o Projeto "Potencial Geoturístico do Parque Nacional de Anavilhanas (AM) e seu entorno: subsídio ao uso sustentável do meio natural".

O curso tem duração de 30 horas, com aulas teóricas e práticas. O primeiro módulo da formação teve início nesta quarta-feira (03/05), na Câmara Municipal e Faculdade Uniasselvi, com dois temas: Geoturismo, Educação e Sustentabilidade; e, Unidades de Conservação.

Já o segundo módulo, que acontecerá no dia 13 de junho desse ano, traz o tema ‘Escola, Aprendizagem Social e Projetos Socioambientais’. O curso é resultado de parceria entre a coordenação do Projeto e Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que presta apoio logístico.

O projeto é financiado pela Fapeam e coordenado pelo professor/doutor, Humberto Lima, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem como Instituições parceiras a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade de Campinas (Unicamp/SP), a Universidade de São Paulo (USP), Serviço Geologico do Brasil (CPRM) e ICMBio.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da Semed, Janes Marques, detalhou que a formação visa melhorar o conhecimento dos professores das várias áreas do ensino que ministram aulas de ciências, geografia, história, artes e matemática, entre outras.

“Os aprendizados contribuirão para outras práticas educativas sobre a realidade socioambiental do município”.

A professora/doutora, Edilza Laray, da UEA, observou que a ação propõe um novo pensamento sobre a geoconservação e o geoturismo no município.

“Trata-se dos elementos criados pela natureza e que a sociedade aproveita como potencial turístico. Nosso trabalho divulga espaços usados pelo turismo no município e produz ciência para ser trabalhada nas escolas de Novo Airão”.

A professora/doutorta, Vânia Santos, da Unicamp/Ufam, ressaltou que “é possível envolver a comunidade para conhecer e preservar o patrimônio geológico envolvendo os moradores no sentido de gerar emprego e renda a partir de projetos elaborados pela escola. A proposta também traz formação para barqueiros (guias) e debate sobre o tema ciência cidadã com os setores da Prefeitura, trabalhadores do turismo, escola, fundações e a sociedade”.

A professora/doutora, Vilma Lima, da UEA, apresentou as formações geológicas mais visitadas como a ‘pedra do sanduiche’, cuja formação (420 a 440 milhões de anos) é mais antiga do que os próprios dinossauros na Terra. Enfatizou a importância da Universidade de Conservação para resguardar o patrimônio natural.

Prefeitura se Novo Airão

Fotografia: Israel Miquiles