Prefeitura de Novo Airão incentiva produção de projetos culturaisPrefeitura de Novo Airão incentiva produção de projetos culturais

03/05/2023 Anderson freire

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), em parceria com a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semuc), ministra um curso e orientação para elaboração de Projetos Culturais. O curso, que está sendo ministrado no plenário da Câmara Municipal, iniciou nesta terça (02/05), e vai até o próximo sábado (06/05).

Na abertura das atividades, o vice-prefeito de Novo Airão, José Sales Nunes (Baliza), explicou que o curso foi solicitado pela Prefeitura do município para orientar as pessoas à produção, realização e divulgação da cultura do município.

“A proposta também visa gerar renda com a produção de projetos financiados pela Lei de Incentivo à Cultura como Aldir Blanc e Paulo Gustavo para construção de grupos, produções artísticas e culturais. Somos um município de vocação turística, portanto, se fazem necessários registro e divulgação de aspectos históricos e culturais que em muitos casos estão adormecidos na memória da população. Um exemplo é a história de Airão Velho”.

O secretário municipal de Cultura, Aroldo Nascimento Júnior, informa que o objetivo é fornecer conhecimentos aos pequenos negócios (empreendedores), que atuam na indústria criativa, para a assimilação das dimensões (tamanhos e formatos) dos projetos culturais e processo de habilitação para captação de recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

“A intenção é ensinar a elaboração de projetos, execução e, principalmente, a prestação de contas dos recursos utilizados na produção cultural”.

Recursos liberados na forma de financiamento previsto nas leis de incentivo à cultura e lastreadas por mecanismos de renúncia fiscal. A captação é feita junto a apoiadores (pessoas físicas e empresas) oferecendo a oportunidade de abater aquele apoio do Imposto de Renda. Com isso, ganha o produtor cultural, ganha o apoiador e os brasileiros, que terão mais opções à disposição e mais acesso à cultura.

Fotografia: Israel Miquiles

Criação de texto: Wittemberg Nogueira