Novo Airão vai estar representado na Feira Floresta 360 em Santarém-PANovo Airão vai estar representado na Feira Floresta 360 em Santarém-PA

02/05/2023 Anderson Freire

O município de Novo Airão vai estar representando pelas potenciais empresas Agência Zelentur de Turismo, Airão Artes (biojoias) e Dona Calú (Produtos Naturais), no concurso ‘Demoday – Empreendedorismo e Sustentabilidade’, promovido pela ONG Centro da Amazônia. Concurso que acontece durante a realização da Feira Floresta 360, na cidade de Santarém-PA, no período de 3 a 5 de maio.

As empresas concorrentes contam com suporte técnico da Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Indústria (Semintur) e Sala do Empreendedor. Inclusive na produção de vídeos de apresentação para o concurso.

O agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Decson Almeida, informou que há quatro municípios concorrendo: Novo Airão e Barcelos, pelo Amazonas, Óbitos e Porto de Moz, do Pará. As categorias são turismo, artesanato e culinária, com premiação individual de até R$ 40 mil.

“O objetivo do evento, promovido pelo Centro da Amazônia, é o desenvolvimento do empreendedorismo e a busca de talentos, além de incentivo às comunidades que têm foco no turismo sustentável”.

“A matéria-prima para o nosso trabalho vem da floresta, onde coletamos nossos produtos naturais. E, é esse trabalho que vamos mostrar. A arte e cultura indígena de nossas etnias e representar Novo Airão no Floresta 360 de 2023”, diz otimista a artesã Valda Barreto.

Fotografia: Israel Miquiles

Criação de texto: Wittemberg Nogueira