Novo Airão está no "Programa Turismo Futuro Brasil"Novo Airão está no "Programa Turismo Futuro Brasil"

26/03/2023 Anderson Araújo

O município de Novo Airão está entre os vencedores do Edital “Programa Turismo Futuro Brasil” que selecionou 12 destinos turísticos no Brasil que vão receber apoio com a elaboração ou implementação de estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no País. O resultado foi informado à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), na tarde desta sexta-feira (24/03).

No Norte do país, foram selecionados os destinos turísticos Novo Airão e Belém. O edital foi lançado em setembro de 2022 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Mais de 300 municípios participaram do edital, a concorrência que resultou em nível elevado de equilíbrio entre as avaliações. Também foram selecionadas as cidades de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Paraty (RJ), Recife, São Luís (MA), Pirenópolis (GO), Bonito (MS), Penedo (AL), Ilha Bela (SP) e Bombinhas (SC).

A secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Suzianne Oliveira, muito emocionada disse que a notícia, tão esperada, vem tirar do papel um projeto que vai tornar Novo Airão a cidade inteligente da Amazônia.

“Agradeço o empenho da equipe da Semintur, da subsecretária Vera Garrido e, ao empenho do Governo do Estado do Amazonas e Sebrae durante estes 4 anos e, em especial, ao prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, pela atuação e comprometimento com o nosso município. Vamos devolver a confiança que nos foi depositada, pela sociedade airãoense, com oportunidades de emprego, geração de renda e escrever o nome de Novo Airão no cenário mundial”.

O sucesso alcançado pelo edital é resultado da soma do engajamento de todos os municípios que participaram do processo, das parcerias com Ministério do Turismo (MTur), Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR), Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR), e do empenho dos gestores dos Sebrae Estaduais.

Fotografia: Asaph Christtian

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira