Ministério do Turismo apresenta projeto de revitalização do Porto do Padre em Novo AirãoMinistério do Turismo apresenta projeto de revitalização do Porto do Padre em Novo Airão

27/04/2023 Anderson Freire

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (26/04), por meio de videoconferência, com equipe do Departamento de Infraestrutura Turística (DIETU) do Ministério do Turismo (MTur), que fez apresentação e validação do anteprojeto (layout) de construção do Porto Turístico do Padre, que será erguido no bairro Nossa Senhora Auxiliadora (Ponta).

Além do prefeito Frederico Júnior, a conferência interativa teve participações dos secretários municipais de Turismo, Suzianne Oliveira, e de Infraestrutura, Odir Gonçalves, procurador Geral do Município, Otávio Farias, do representante do MTur, Mateus Ribeiro Linhares e equipe técnica do DIETU.

O representante do Ministério do Turismo, Mateus Linhares, explicou que o anteprojeto prevê estrutura de 260 metros quadrados de área construída, em concreto e madeira, que vai dispor de plataformas flutuantes para embarque e desembarque de passageiros, passarelas metálicas, espaço para atendimento e vendas de passeios, área de conveniência (espera), sanitários, quiosque para lanches e loja de artesanato.

“Os estudos de campo e elaboração do anteprojeto estão voltados à melhoria da infraestrutura do turismo náutico dentro de uma proposta exequível a Novo Airão. A prioridade será para o turismo, mas também será destinado à mobilidade urbana a serviço da população”.

O prefeito Frederico Júnior aprovou a proposta de anteprojeto e agradeceu a todos os técnicos do MTur, envolvidos na elaboração do projeto que vem presentear Novo Airão com mais uma estrutura turística. O prefeito também teceu elogio ao Governo Federal pela atenção respeitosa que tem dedicado aos prefeitos, com destaque à ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

“Novo Airão chegou ao topo do turismo. E, essa obra só vem engrandecer o potencial e somar ao crescimento do setor turístico. O porto, além de ordenar o embarque e desembarque de visitantes, vai oportunizar a comercialização de artesanato das comunidades tradicionais no espaço que será construído para este fim, além do quiosque destinado para uma loja de conveniência”.

A secretária Municipal de Turismo, Suzianne Oliveira, informou que fará apresentação do anteprojeto ao Conselho Municipal de Turismo do município para consolidar a aprovação e também destacou benefícios da proposta.

“O novo Porto do Padre apresenta dois pontos positivos. O primeiro representa um novo tempo para o turismo náutico. Sobretudo com a melhoria da nossa infraestrutura turística, o segundo, vem atender solicitação das comunidades ribeirinhas que almejam um espaço apropriado para venda dos seus artesanatos e outros produtos”.

Fotografia: Sebastian Vianna

Criação de texto: Wittemberg Nogueira