Secretaria de Produção Rural ministra treinamento para piscicultores de Novo AirãoSecretaria de Produção Rural ministra treinamento para piscicultores de Novo Airão

27/04/2023 Anderson Freire

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp), realizou, nesta terça-feira (25/04), terça-feira a ação ‘Um Dia de Campo’, com treinamento e orientação técnica para piscicultores do município.

O Dia no Campo aconteceu na sede da Associação dos Piscicultores de Novo Airão (Apina), no Ramal da Usina. O treinamento foi ministrado pela engenheira de pesca da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Fernanda Cunha, para 25 piscicultores. A capacitação abordou técnicas e metodologias inovadoras de manejo, análise de água (oxigenação, acidez, coloração, etc.), alimentação e biometria (desenvolvimento).

A engenheira Fernanda Cunha informou que o curso teve objetivo de trazer ao piscicultor informações sobre produção com as boas práticas de manejo, empregando técnicas adequadas para cada tipo de ambiente e tecnologia que será empregada na produção.

“Estamos mostrando a forma mais correta para atividade alavancar de forma técnica e com produtividade e rentabilidade”.

O vice-prefeito e Novo Airão, José Sales Nunes (Baliza), destacou o curso sobre manejo como mais um avanço técnico para que o produtor possa acompanhar o desenvolvimento do tempo e crescimento adequados do peixe.

“Isso representa redução de custo, êxito no processo produtivo e lucratividade. Outro ponto importante é o incentivo que a ação traz para a piscicultura, alavancando modernização ao processo produtivo e renda no município”.

O piscicultor Reginaldo Barbosa, relatou estar na atividade há três anos e que no início teve perdas na produção que, graças aos treinamentos vem sendo bastante minimizadas.

“Para nós a capacitação é importante para que possamos evitar as perdas. Estamos apreendendo mais para poder seguir em frente”.

Fotografia: Sebastian Vianna

Criação de texto: Wittemberg Nogueira