Prefeitura e Semed reforçam medidas para segurança nas escolas de Novo AirãoPrefeitura e Semed reforçam medidas para segurança nas escolas de Novo Airão

21/04/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na tarde desta quinta-feira (20/04), reunião com pais, professores e servidores das escolas da rede municipal.

O objetivo foi debater as medidas de segurança, implementadas pelo município, para evitar atos de violência, prevenir a possibilidade de ataques contra alunos e servidores e, sobretudo, buscar soluções que garantam um clima de paz nas unidades educacionais.

Neste sentido, a Prefeitura também vai iniciar o processo de licitação para compra de detector de metais para escolas. Ferramenta que vai descartar a necessidade de revista das bolsas e mochilas na entrada dos alunos.

No encontro, realizado no Ginásio Poliesportivo Jorge Ferrari, foi verificado a ausência de maioria dos pais de alunos. No entanto, diante do fato de a Guarda Municipal ter abordado, em uma das escolas, um adolescente portando um punhal na mochila, o prefeito de novo de Novo Airão, Frederico Júnior, reafirmou a continuidade das mudanças nas regras de segurança para assegurar a integridade física das crianças, adolescentes, professores e administrativos.

“Na condição de gestor público e, como pai, não posso cometer negligência ou indiferença diante da crescente onda de ataques nas escolas. Fenômeno que está tirando a paz no país. Portanto, vamos permanecer com a presença de um guarda municipal, para vigilância ativa no interior e exterior das escolas, o trancamento do portão de entrada durante o horário de aulas e controle rigoroso do acesso de pessoas às dependências”.

O prefeito advertiu ainda que os pais, ao utilizarem os serviços de terceiros para o transporte dos filhos às escolas, como mototaxistas, terão de fazer a apresentação do transportador com documentação pessoal e número da placa do veículo, além de assinar um termo de responsabilidade.

O Procurador Geral do Município, Otávio da Cruz Farias, falou da importância da reunião como um gesto de aproximação com as famílias. Primeiro passo para identificar possíveis vulnerabilidades na segurança e estabelecer a colaboração mútua entre pais e administração na busca de soluções adequadas.

“No primeiro momento foi estabelecido a restrição de acesso à entrada nas escolas e a revista de mochilas para proteção dos alunos. Mas, a participação das famílias é fundamental para o debate sobre as causas e como combater os problemas. Essa reunião é um convite à participação dos pais nesse processo”.

A reunião também contou com as participações dos secretários municipais de Educação, Humberto Lima, e de Assistência Social, Márcia Silveira, comandante do 6º GPM, 1º tenente Marinho, Coordenador da Guarda, Delmacyr Oliveira, Comando do Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, gestores, professores e servidores administrativos das escolas municipais.

Fotografia: Kaio César

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira