Secretaria de Agricultura compra peixes e ministra treinamento para piscicultores de Novo AirãoSecretaria de Agricultura compra peixes e ministra treinamento para piscicultores de Novo Airão

25/04/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp), processou a despesca e compra de mais de três toneladas de peixes, da espécie matrinxã, e realiza nesta terça-feira a ação ‘Um Dia de Campo’, para o treinamento e orientação técnica de piscicultores do município.

A despesca e compra das três toneladas de peixes, na semana passada, beneficiaram produtores dos ramais do Quilômetro 29, da Usina ou UPA (Unidade Produtora de Alevinos), no quilômetro 3 da AM-352; no Km 53 e do Madeireiro, Km15.

O pescado foi destinado ao programa executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), para distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade em sete bairros da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Ângelo Alberto Medeiros (Mangueirão), a distribuição é uma ação tradicional da Prefeitura que, todos os anos compra o pescado com recursos próprios e liberados pelo Governo do Estado,por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS)

Já o ‘Dia de Campo’, vai ministra um curso, nesta terça-feira (25/04), no horário das 8h às 16h, na sede da Associação dos Piscicultores de Novo Airão (Apina), no Ramal da UPA). O treinamento vai capacitar 30 produtores com técnicas e metodologias inovadoras de manejo, análise de água (oxigenação, acidez, coloração, etc.), alimentação e biometria (desenvolvimento).

“O objetivo é orientar o piscicultor com novos estudos e técnicas para que esse possa fazer melhor acompanhamento da produção. E, assim, desenvolver uma produção sadia, sem parasitas, doenças ou fungos. A meta é alcançar uma produção superior a 30 toneladas de peixes e renda na casa dos R$ 417 mil, em 2023”, adianta o secretário Mangueirão.

As ações são uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Associação dos Piscicultores de Novo Airão (Apina).

Fotografia: SEMAPP

Criação de texto: Wittemberg Nogueira