O governador do Amazonas, Wilson Lima, cumpriu agenda, juntamente com o prefeito de Novo Airão, Otávio Farias, para a entrega de 150 títulos definitivos de terras, assinatura de convênios para obras do sistema viário do bairro São Francisco (Chicó), e drenagem profunda na sede do município e entregas voltadas aos setores primário, social, saúde e empreendedorismo.
A cerimônia de entrega dos documentos aconteceu na manhã desta sexta-feira (12/09), no Ginásio Municipal Jorge Ferrari, e contou com as presenças do prefeito de Novo Airão, Otávio Farias, o vice Humberto Lima, secretário municipal de Governo, Frederico Júnior, presidente da Câmara Municipal Roberto Veiga e vereadores, deputada Alessandra Campêlo, secretários de estado e prefeitos de municípios.
O prefeito Otávio Farias agradeceu ao governador e secretários de Estado pela ação que significa investimento para consolidar o processo de regularização fundiária no município e, sobretudo, a destinação de recursos por meio da Unidade Gestora de projetos Especiais (UGPE), para revitalização do bairro do Chicó e resolver os pontos críticos da cidade onde ocorrem acúmulo de água da chuva.
“Essa é a resposta ao compromisso firmado havia quatro anos para solucionar os pontos da cidade em que ocorrem acúmulo de água e levar pavimentação ao bairro do Chicó. Bem como a regularização da terra para ver os moradores de Novo Airão recebendo a dignidade e segurança jurídica com a titularidade do terreno ou casa”.
O secretário municipal de Governo, Frederico Júnior, também manifestou agradecimentos ao governador pela destinação de recursos às obras de drenagem e pavimentação e ressaltou os investimentos, nos últimos quatro anos, que somaram R$ 300 milhões em obras de infraestrutura.
O governador Wilson Lima lembrou do compromisso firmado para tornar Novo Airão um município modelo e garantiu que o estado, em parceria com a Prefeitura, vai continuar o trabalho para trazer benefícios como a revitalização da rodovia AM-352.
“Hoje assinamos o convênio para resolver problemas de infraestrutura e vamos aproveitar ao máximo o período de estiagem para deixar a AM-352 em boas condições de tráfego até o final do ano. O título definitivo da terra não é só um documento, mas o direito de herança dos filhos, de acesso ao crédito e segurança jurídica”.
Na programação, também houve descerramento da placa de inauguração do posto de atendimento do Crédito Rosa da Afeam, entrega de cheques de programas de crédito rural do Sistema Sepror, cartões de produtor rural, implementos agrícolas, mudas de café, assinaturas de contratos para o Programa de Regionalização da Merenda e mobiliário escolar, entre outros benefícios ao setor primário.
Na área da assistência social foram disponibilizados 500 cestas básicas e 100 kits bebês. Na saúde, entrega de frascos de hipoclorito de sódio para purificar água. Na segurança, três viaturas à PME, e ainda, 100 kits do Projeto Motociclista Legal, com coletes e capacetes.