A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu a comemoração da Semana da Pátria (celebrada em 5 e 7 de setembro), com desfile cívico que reuniu cerca de 1.200 estudantes e a fanfarra integrada das escolas municipais e estaduais. O tema deste ano, ‘Novo Airão: suas Histórias e Estórias’, evocou memórias, tradições e narrativas populares sobre a formação geográfica, política e cultural do município.
A solenidade de abertura aconteceu na tarde desta quinta-feira (04/09), às 17h, em frente à Creche João Gabriel. O ato inicial contou com hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional Brasileiro, pronunciamentos do secretário municipal de Educação, Sidnei Brandão, do presidente da Câmara Municipal, Roberto Veiga, vice-prefeito Huberto Lima, e do prefeito Otávio Farias.
“Quero parabenizar a todo o corpo educacional de Novo Airão, estadual e municipal, responsável pela excelente organização. Esse desfile é resultado do empenho de cada um dos servidores, que reconhece a importância da celebração da liberdade. Independente do prefeito que aqui esteja, o nosso município continua crescendo porque aqui estão pessoas comprometidas com o trabalho e o futuro de Novo Airão”, afirmou o prefeito Otávio Farias.
As escolas percorreram a Avenida Ajuricaba até o Portal do Desfile, instalado na Praça Municipal Hugo Carlos Frederico, apresentando subtemas alusivos às histórias e estórias de Novo Airão. Um mosaico que reuniu trajes e personagens históricos como religiosos, indígenas, militares e caboclos.
A ordem de desfile começou com os alunos da Creche João Gabriel, com subtema ‘Os Contos de Tauapessaçu e a Idade Cultural de Novo Airão’; Escola Municipal Bandeirantes, retratando ‘Novo Airão de Encantos’; Anexo Vovó Maria e Escola Aristóteles Freire Arnoud, com ‘Velho Airão Histórias e Estórias’; EETI Joaquim de Paula, que contou ’50 Anos Formando Gerações’; Escola Municipal Raimundo Nonato Teixeira, ‘Uma Jornada pelas Cores da Nossa Identidade’; EETI Balbina Mestrinho, ‘Novo Airão Memórias que a Gente Faz ‘; e, Escola Municipal Olavo Bilac, ‘Paraíso Ecológico e os Sabores da Floresta’.
Encerrando a programação, Escola Municipal Violeta Areosa, ‘História da Educação de Novo Airão; e EETI Danilo de Mattos Areosa, que evoluiu ‘Terra de Biodiversidade e Culturas Diversas’. O desfile contou ainda com as participações de representantes das comunidades Maku Itá e Renascer, e os pelotões especiais Projeto Bombeiro Mirim do 2º PDBM, projeto social Jiu-jítsu e Guarda Municipal.
A realização teve apoio das secretarias municipais de Cultura (Semuc) e de Saúde (Semsa), além da Polícia Militar e Cosama, garantindo organização e segurança ao público.