Crianças e adolescentes do SCFV-CRAS comemoram o Dia dos Povos IndígenasCrianças e adolescentes do SCFV-CRAS comemoram o Dia dos Povos Indígenas

20/04/2023 Anderson Freire

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou, nesta quarta-feira (19/04), uma visita à Aldeia ‘Maku Ita’ (pessoas fortes). O objetivo foi promover uma integração entre as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e os povos indígenas que habitam a localidade.

A programação começou com recepção e acolhida pela cacique Alvanira Soares, de etnia Lanawa. A líder fez um breve resumo da história da aldeia, enfatizando lutas e conquistas. Em continuidade, seguiram apresentações de dança, mostra de artesanato, pinturas corporais e degustação de comidas tradicionais.

As crianças visitantes, do SCFV, também fizeram a apresentação de uma dança típica indígena que aprenderam sob a mediação da vice-cacique Valda Costa, de etnia Baré.

A ação também teve o apoio do Corpo de Bombeiros de Novo Airão, para garantir a segurança das crianças e equipe do CRAS.

Terminologias:

maku – pessoas