Escolas municipais comemoram o Dia dos Povos IndígenasEscolas municipais comemoram o Dia dos Povos Indígenas

20/04/2023 Anderson Freire

Nesta quarta-feira, 19/04, muitas crianças acordaram ansiosas pela comemoração do Dia dos Povos Indígenas. As escolas da rede municipal de Novo Airão exibem uma decoração especial com pinturas e fantasias. Simbolismos que marcam a infância e, muito mais que isso: é um dia de conscientização sobre a valorização das raízes culturais de etnias amazônicas. Uma celebração que prioriza o aprendizado sobre as tradições indígenas.

Atividade organizada pela Prefeitura e Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, para a conclusão da terceira etapa do Projeto Pirayawara 2023, que trabalha a formação de 40 educadores de etnias indígenas do município.

O curso é coordenado pela Organização dos Professores Indígenas de Novo Airão (OPINA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e apoios logístico e didático da Prefeitura do município, via Semed/Novo Airão, que disponibiliza espaço físico, material didático e alimentação aos cursistas durante o período de aulas.

O secretário de Educação, Humberto Lima, relatou que após várias tentativas sem sucesso pelos professores indígenas, o projeto somente teve início em 2019 a partir da gestão e assinatura de compromisso, pelo prefeito Frederico Júnior, com a Regional da pedagogia Indígena da Seduc.

“A Prefeitura tem claro entendimento de que educação é ferramenta fundamental contra estereótipos e o preconceito”.

A coordenadora de Educação Escolar Indígena, Ivete Tukano, ressaltou a importância das parcerias entre a OPINA, Prefeitura e Estado para as conclusões das etapas.

“É isso que nós buscamos, alcançar metas e conquistas. São graças as parcerias com os setores públicos que estamos aqui nesse momento vitorioso. As dificuldades são muitas, mas estamos celebrando a vitória. E vamos dar prosseguimento as demais etapas que sonhamos concretizar”.

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação