FVS faz alerta para eliminar focos criadores do mosquito da dengueFVS faz alerta para eliminar focos criadores do mosquito da dengue

06/06/2024 Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Novo A9irão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), realiza o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2024. Nos últimos dois anos o município se manteve na condição de médio índice de infestação. O levantamento iniciou na segunda-feira (04/06) e vai até a próxima sexta-feira. A previsão é que o diagnóstico urbano seja divulgado na quarta-feira (12/06), norteando as ações de combate ao vetor da Dengue na cidade. O LIRAa, é um programa do Ministério da Saúde, que tem por objetivo mapear os criadores do mosquito transmissor da dengue em diferentes regiões do município. Em Novo Airão, a FVS, realiza o trabalho quatro vezes por ano, a cada três meses. O Gerente de Endemias, Roberto Souza da Silva, explicou que o trabalho consiste na verificação (amostragem) em todos os bairros. O trabalho é realizado por 20 Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) divididos em oito turmas. “Os maiores focos historicamente se concentram no centro, Murici e Nova Esperança, em decorrência das caixas d’água mal tampadas e acúmulo de lixo e mato nos quintais e terrenos. A população tem de colaborar verificando quintais e reservatórios de água, além de manter a limpeza”, alerta. A orientação é que as pessoas façam revisão nas caixas e reservatórios de água e limpeza de terrenos e quintais para evitar o surgimento de focos criadores do Aedes Aegypti, vetor da dengue.