Semasc, Creas e Semed realizam manifestação no Dia de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e AdolescentesSemasc, Creas e Semed realizam manifestação no Dia de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

20/05/2024 Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveram nesta sexta-feira (17/05) uma manifestação alusiva ao Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio. A caminhada, ao longo da Avenida Ajuricaba, também contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e reuniu centenas de estudantes, professores, servidores públicos e moradores de Novo Airão, que empunhavam faixas e cartazes com dizeres de prevenção contra o abuso e exploração sexual de menores. “A manifestção é uma forma de alerta sobre a necessidade de prevenção e combate, tendo em vista que ainda registramos casos de abuso sexual no município. Mas estamos trabalhando firmemente, dentro da nossa rede de proteção, para coibir a violência e proteger nossas crianças”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Silveira. A coordenadora do Creas, Ednéia Clemente Martins, reforçou apelo para que todos estejam engajados à causa, denunciando as violências contra os menores. "Enquanto sociedade, é nosso dever denunciar e estarmos atentos a quaisquer sinais que podem identificar violência contra crianças e adolescentes. O silêncio só agrava a situação e impede que a criança ou adolescente saia dessa situação de violência”. Denúncias de abuso ou exploração sexual de menores podem ser feitas pelo Disque 100, Conselho Tutelar, delegacia, ligue 180, Centros de Atendimento integrados para crianças e adolescentes vítimas de violência e Ministério Público.