13/05/2024 Assessoria de Comunicação

As escolas municipais de Novo Airão que oferecem alfabetização e Fundamental I e II iniciam o planejamento e execução dos Projetos Macros de Leitura 2024. A proposta conta com apoio e supervisão da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e visa o incentivo e desenvolvimento das atividades de leitura e escrita pelos alunos. De acordo com o professor Adailton Cerdeira, coordenador de Educação Urbana, as escolas ficam livres para criar metodologias e temas norteadores para o desenvolvimento da proposta. Na Escola Aristóteles Freire Arnaud, a abertura aconteceu nesta quinta-feira (09/05), com uma palestra proferida pelo professor da Fundação Almerinda Malaquias (FAM), Miguel Alfaia, abordando informações coletadas na pesquisa que está realizando sobre o Festival do Peixe-boi. Tema adotada pela unidade educacional para este ano. A programação de encerramento vai acontecer no dia 2 de agosto, no anfiteatro da Praça Municipal Hugo Carlos Frederico, com uma exposição dos trabalhos realizados pelas crianças e apresentação de um minifestival do Peixe-boi. “O Objetivo é despertar nos estudantes o interesse e o prazer da leitura. Vamos utilizar as informações da pesquisa como referência temática na construção do nosso projeto, que será trabalhado na alfabetização e ensino fundamental I”, anunciou a gestora da Aristóteles Freire, Eurivana Carvalho. A escola Raimundo Nonato Teixeira vai adotar o tema Histórias Bíblicas: Mulheres de Fé e de Coragem. O projeto trabalha com leitura, estudo da história e cada aluno cria um livro sobre a história da personagem, além de pinturas, desenhos e interpretação teatral e coreografias. As apresentações estão agendadas para 3 de julho. O Macro Bandeirantes vai trabalhar o tema ‘Novo Airão terra de encantos e belezas Naturais”. A ideia é contar a história do município de Airão Velho até os dias atuais. A Mostra Cultural vai acontecer em 29 de maio, pelas crianças dos Pré I e II, com idades de 4 e 5 anos.