Seletiva municipal de Novo Airão para os 44° Jogos Escolares do Amazonas (JEAS)Seletiva municipal de Novo Airão para os 44° Jogos Escolares do Amazonas (JEAS)

16/04/2023 Anderson Freire

As escolas municipais e estaduais de Novo Airão participaram, nesta sexta-feira (14/04), da seletiva municipal para definição dos atletas e equipes que vão representar Novo Airão, no Polo 1, dos 44º Jogos Escolares do Amazonas (JEAS), que vai acontecer, no município, no período de 5 a 10 de junho.

A seletiva foi realizada pela Prefeitura de Novo Airão, por meio das Secretarias Municipais de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e de Educação (Semed). Os JEAS são promovidos pelo Governo do Estado, com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc).

As disputas iniciaram, as 7h, na área do Ginásio Poliesportivo Jorge Ferrari e nas demais escolas do município. As modalidades do Polo 1 serão atletismo com salto em distância, arremesso de dardo, arremesso de peso, arremesso de disco e corrida com 80 m, 100m, 200m e 3000m; tênis de mesa, xadrez, basquetebol 3 X 3, Handebol (masculino e feminino), futsal e vôlei (quadra e praia).

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, acompanhou a abertura dos Jogos Escolares de Novo Airão (JENA), na seletiva municipal, e ressaltou o fato de o município sediar, pela terceiro ano consecutivo, o Polo 1 dos JEAS.

“No primeiro momento em que fomos convidados para sediar o Polo, a Seduc enfrentava dificuldades para encontrar municípios que oferecessem estrutura adequada. Então Novo Airão abraçou o projeto e o primeiro foi um sucesso. Sediamos o segundo e, agora, fechamos a realização do terceiro. Vamos continuar trabalhando para inserir nossos jovens no atletismo estadual e nacional”.

O secretário municipal de Esporte, Marcos Sarmento, também destacou o compromisso da Prefeitura de Novo Airão com o desporto. Trabalho que conferiu ao município a escolha para sediar o Polo 1 do JEAS pelo terceiro ano.

“Novo Airão demonstra estrutura e segurança para realização dos Jogos. Isso é resultado do investimento e incentivo ao desporto que vem crescendo no município. Um exemplo é a Escola Olavo Bilac, da comunidade São Domingos, que participa pela primeira vez da seletiva dos Jogos Escolares”.

Fotografia: Gideão Santos

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira