Prefeitura de Novo Airão intensifica campanha Março Lilás de prevenção ao câncer de colo de úteroPrefeitura de Novo Airão intensifica campanha Março Lilás de prevenção ao câncer de colo de útero

17/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

Março Lilás é o mês de conscientização e prevenção ao câncer de colo de útero.

Em Novo Airão, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensifica as ações da campanha de prevenção à doença que em 2023, segundo dados do Instituto Nacional de câncer (INCA), registrou 17.010 novos casos no País.

A campanha foi aberta no início de março na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Luiz Brasilino, no bairro Santo Elias. Além de palestras educativas, a ação contou com sorteios de cestas básicas e brindes às mulheres presentes.

De acordo com o subsecretário municipal de Saúde, Amadeu Carvalho, a campanha Março Lilás marca um período de atenção especial à saúde da mulher, buscando conscientizar a população sobre o câncer de colo uterino, o terceiro tumor maligno mais frequente entre mulheres.

“A prevenção ao câncer de colo de útero começa com a realização do exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, e deve ser feito regularmente pelas mulheres a partir dos 25 anos de idade, ou mais cedo se houver histórico familiar ou outros fatores de risco”, orienta Amadeu Carvalho.

Na análise regional, o câncer do colo do útero é o segundo mais incidente nas regiões Norte (20,48/100 mil) e Nordeste (17,59/100 mil). A doença é muito agressiva. Por isso é muito importante adotar medidas de prevenção como o uso de preservativo durante as relações sexuais, a vacinação contra o HPV, e a adoção de hábitos saudáveis de vida, como alimentação equilibrada, atividade física regular e não fumar”.

Fotografia: Semsa

Redação: Wittemberg Nogueira