Programa Saúde nas Escolas 2024 leva orientações de combate à dengue em Novo AirãoPrograma Saúde nas Escolas 2024 leva orientações de combate à dengue em Novo Airão

18/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Atenção Básica em Saúde - Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), realizou nesta quarta-feira (13/03) mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE) de 2024.

A ação desenvolvida nas Escolas Estaduais de Tempo Integral Balbina Mestrinho e Danilo de Mattos Areosa, nos turnos matutino e vespertino e noturno, teve como tema ‘Dengue – Todos contra o Mosquito. Desarme essa bomba’. Durante o dia foram realizadas atividades e palestras, pelos agentes de endemias da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), direcionadas aos estudantes e profissionais que atuam na escola com orientações preventivas de saúde.

A FVS também fez a distribuição do panfleto produzido pelo Ministério da Saúde com o título de “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”. A cartilha reforça a necessidade do combate ao Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela), para eliminação dos focos criadores do vetor localizados vários pontos da cidade.

O PSE é um programa do Governo Federal, foi instituído em 2007, por meio do Decreto nº 6.286/2007. Atualmente, sob gestão da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), se destaca como um programa estratégico, executado pelos Ministério da Saúde e da Educação, em parceria com Estados e Municípios, para práticas de promoção de saúde e prevenção de agravos à saúde e de doenças, por meio da articulação entre equipe escolar e equipe de saúde.

Fotografia: Semsa

Redação: Wittemberg Nogueira