Corpo de Bombeiros de Novo Airão forma turma de socorristas para atendimento pré-hospitalarCorpo de Bombeiros de Novo Airão forma turma de socorristas para atendimento pré-hospitalar

17/04/2023 Anderson Freire

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, nesta sexta-feira (14/04), a solenidade de formatura de 35 profissionais de saúde que participaram do curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), ministrado pelo O 2º Pelotão Destacado do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), em Novo Airão.

A formatura aconteceu na sede do Corpo de Bombeiros e contou com as presenças do prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, secretária de Saúde, Eleiane Nascimento,diretora da Unidade Hospitalar, Tayanne Azevedo, líderes de comunidades e servidores da saúde.

O curso teve carga horária de 40 horas e foi ministrado pelo tenente Ewerton Augusto de Souza da Silva, comandante do 2º PDBM/Novo Airão. O conteúdo visa capacitação no atendimento pré-hospitalar do paciente. É a primeira assistência às vítimas de acidente de trabalho ou emergências médicas como infarto, convulsões ou acidentes de trânsito, vascular cerebral e outros.

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, lembrou que o curso é resultado da instalação do Corpo de Bombeiros em Novo Airão. Uma conquista dessa administração junto ao Governo do Estado.

“Fico feliz por ter contribuído para a presença da corporação que já ministrou o curso de brigadistas e agora de socorristas. Também parabenizo a todos os agentes envolvidos como a Semsa, direção da Unidade Hospitalar, ao tenente Ewerton e à corporação que não medem esforços para preparar pessoas no salvamento de vidas”.

O Comandante do 2º CBMAM, tenente Ewerton Augusto, ressaltou que o curso vem trazer conhecimentos aos 35 profissionais de saúde que vão poder prestar os primeiros socorros às vítimas de acidentes, sobretudo, nas comunidades rurais antes da remoção ou chegada do atendimento médico.

O Agente Comunitário de Saúde (ACS), Marcelo de Jesus, (Igarapé Açu) afirmou que a capacitação é de suma importância para a comunidade que fica afastada da zona urbana, portanto, distante do atendimento médico.

“Isso vem agregar conhecimento e valor ao nosso trabalho para o atendimento de vítimas de acidentes e salvar vidas”.

Fotografia: Sebastian Vianna

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira