Prefeitura de Novo Airão traz técnicas inovadoras para avicultura no municípioPrefeitura de Novo Airão traz técnicas inovadoras para avicultura no município

07/03/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e pecuária (Semapp), intensifica as políticas de fortalecimento das atividades produtivas e desenvolvimento econômico no campo.

Uma das primeiras ações, neste início de ano, foi o Curso de Boas Práticas na Avicultura, com a participação de 33 produtores do segmento.

A capacitação foi ministrada pelo zootecnista, João Miranda, do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas), nesta terça e quarta-feira (5 e 6/03), na sede da Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur). Na terça-feira, foi ministrado conteúdo teórico e na sexta-feira prática na Granja Cardoso, KM2 da AM-352.

A engenheira florestal da Semapp, Priscila Adriano, informou que o curso é uma resposta da Prefeitura à demanda crescente da atividade no município. Dados de 2023, apontam um plantel com 12 mil aves de postura, com uma produção de 227 mil caixas de ovos; e cerca de 17 mil para corte – produção aproximada de 51 mil quilos de carne.

O conteúdo do Curso de Avicultura traz técnicas para melhorias produtivas e qualidade na avicultura (produção de frangos e ovos). Entre as inovações, construção adequada de infraestrutura (aviário), manejo, combate às zoonoses (orientação sanitária), legalização da atividade e comercialização.

Fotografia: Miguel Rodrigues

Redação: Wittemberg Nogueira