Prefeitura de Novo Airão inicia Programa Saúde nas Escolas 2024Prefeitura de Novo Airão inicia Programa Saúde nas Escolas 2024

23/02/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Atenção Básica em Saúde - Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), iniciou, nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/02) as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) de 2024.

As atividades acontecem na Escola Estadual de Tempo Integral Balbina Mestrinho, com a realização de palestras e atividades, direcionadas aos estudantes e profissionais que atuam nas escolas municipais, com orientações preventivas de saúde.

As palestras também abordam temas de ordem social (psicológicos) que fazem parte do dia a dia dos estudantes que absorvem os conhecimentos e passam a atuar como coautores no processo de multiplicação das informações junto aos familiares e comunitários.

A coordenadora do PSE/Novo Airão, Érica Fernanda Santana, informou que o plano estabeleceu 14 ações, ao longo do ano letivo, nas oito escolas (estaduais e municipais), incluindo a comunidade São Domingos.

Os temas trabalhados na Balbina Mestrinho são: Saúde Bucal – Orientação de Higiene (na quarta-feira); e nesta quinta, Alimentação Saudável – Prevenção à Obesidade.

Além da coordenação, a equipe é integrada por servidores técnicos como médico, odontólogo, assistente social, educador físico, psicólogos na realização de avaliações físicas e orientações preventivas. A principal avaliação é antropométrica para verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) - peso, estatura e risco de obesidade e síndrome metabólica.

O PSE é um programa do Governo Federal, foi instituído em 2007, por meio do Decreto nº 6.286/2007. Atualmente, sob gestão da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), se destaca como um programa estratégico, executado pelos Ministério da Saúde e da Educação, em parceria com Estados e Municípios, para práticas de promoção de saúde e prevenção de agravos à saúde e de doenças, por meio da articulação entre equipe escolar e equipe de saúde.