Gerencia de Zoonose realiza campanha de vacinação antirrábicaGerencia de Zoonose realiza campanha de vacinação antirrábica

04/02/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A Gerência de Zoonose, lotada no prédio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), inicia na segunda-feira (05/02) à Campanha de Vacinação Antirrábica 2024, de cães e gatos, na área urbana do município. Ação que vai até o 28 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial Contra a Raiva (hidrofobia).

Esta é a primeira ação da campanha deste ano que visa a imunização de mais de três mil animais no município. O trabalho vai ser realizado em colaboração com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibilizou agentes de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As visitas vão iniciar pela área atendida pela UBS Josefa Savedra (São Francisco - Chicó), executadas de casa em casa, por quarteirões, e serão estendidas aos demais áreas do município. E ações nas zonas rural e ribeirinha vão acontecer de acordo com o cronograma de viagens elaborado pela (Semsa).

A gerente de Zoonoses da FVS, Luciana dos Santos, informou os animais de estimação devem ser vacinados a partir dos três meses de vida. Também é necessário apresentar o comprovante de vacinação do animal.

“Os donos de animais também devem estar atentos à dose de reforço que também é disponibilizada pela campanha anual. A saúde do seu animal representa o bem-estar de toda sua família”, lembra.

As pessoas que trabalham e não puderem deixar alguém nas residências, devem entrar em contato com a Gerência de Zoonoses para agendar o atendimento de vacinação. Os telefones para contato são: Rafaela 98464-4616 e Antônio 98631-5626.

A gerente alerta ainda que em caso de agressão por cães ou gatos, a pessoa que sofreu o ataque deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa portando identidade e cartões do SUS e de vacinação.