Prefeitura de Novo Airão comprova existência de medicamentos na Farmácia Básica MunicipalPrefeitura de Novo Airão comprova existência de medicamentos na Farmácia Básica Municipal

29/01/2024 Por ASCOM Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão mantém na rede municipal de Saúde, uma Farmácia Básica Municipal descentralizada para atender a demanda de serviços na Unidade Hospitalar de Novo Airão, e postos de atendimento à população na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Serviço destinado ao atendimento dos programas e da atenção básica de Saúde para fornecimento de medicamentos prescritos nas UBSs. Em contrapartida, o Sistema Único de Saúde – Ministério da Saúde, determina que o procedimento para retirada dos remédios exige a apresentação de receituário atualizado e documentos pessoais como RG (identidade) e Cartão do SUS.

Neste aspecto, a Semsa vem prestar esclarecimento contestando e para corrigir o que foi divulgado, de forma leviana em redes sociais, sobre a impossibilidade de um morador retirar medicamentos em um dos pontos de atendimento.

O primeiro ponto é que havia um erro de digitação na receita sobre a data que constava 21 de janeiro de 2023. Portanto, com prazo vencido. Situação que demanda volta ao médico para correção de data de prescrição do medicamento.

O segundo impedimento foi a ausência de documentos exigidos: Registro Geral (identidade) e Cartão do SUS. Sem os quais é vetado o fornecimento de remédios.

A Semsa deixa claro ainda que os referidos medicamentos fazem parte da rede de fornecimento da Atenção Básica de Saúde e que existem em estoque suficiente para atender a demanda mensal do município.