Semintur e Sebrae promovem workshop Sobre Gestão do Plano Municipal de TurismoSemintur e Sebrae promovem workshop Sobre Gestão do Plano Municipal de Turismo

12/04/2023 Anderson Araújo

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a empresa Focus Design Marketing, em parceria com a Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Turismo (Semintur) - Sala do Empreendedor, realizaram um Workshop para validação do Plano de Gestão Municipal de Turismo. O evento também contou com apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

O Workshop reuniu, nos dias 10 e 11 de abril, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), 44 participantes entre servidores da Semintur, colaboradores e proprietários de empreendimentos do Trade Turístico de Novo Airão.

O eixo central foi a Matriz de Planejamento Estratégico do turismo para o município de Novo Airão. O trabalho foi dividido em etapas que envolvem a análise da situação atual, a definição dos objetivos a serem alcançados, a formulação das estratégias para atingir esses objetivos e a implementação e monitoramento dessas estratégias.

O trabalho teve como finalidade a avaliação das estruturas municipais e condições dos serviços prestados do setor no município. Esta avaliação vai abalizar as ações de estratégias de planejamento da Semintur para 2023 e o futuro.

O processo também considerou os itens atrativos turísticos, patrimônio histórico, meio ambiente, turismo de base comunitária e de aventura, estrutura de eventos e sinalização turística (painéis com informações sobre os atrativos). As implementações das estratégias devem ser projetadas de forma a envolver os diversos atores do setor turístico, como a extração de serviços, guias de turismo, poder público, entre outros.

De acordo com a turismóloga da Amazonastur, Mara de Oliveira Santos, é importante que haja acompanhamento das estratégias integradas, de forma a avaliar a sua evolução e fazer ajustes, se necessário.

“O monitoramento também é importante para avaliar se os objetivos definidos estão sendo alcançados e para identificar novas oportunidades ou ameaças que podem surgir ao longo do tempo”, reforçou a turismóloga.

Fotografia: Miguel Rodrigues

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira