Novo Airão marcou presença na 3ª Conferência Estadual de Cultura do Amazonas, que abordou o tema “Democracia e Direito à Cultura”. O evento reuniu no Centro de Convenções Vasco Vasques, de 21 a 23 de janeiro, reuniu artistas, delegados natos e delegados eleitos pelos municípios Amazonense para revisar o Plano Estadual de Cultura e debater os eixos temáticos e setoriais.
De acordo como secretário municipal de Cultura e Eventos, Ércules Alves, as conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização.
“O nosso objetivo foi dialogar com governo, com os fazedores de cultura dos municípios, levar as nossas propostas dos eixos culturais, fazer contato e trocar ideias. Ou seja, um verdadeiro intercâmbio cultural”.
Novo Airão apresentou proposta em todos os eixos e níveis de governo: municipal, estadual e federal. O município conquistou três grandes vitórias. Duas foram com as propostas ‘Identidade, Patrimônio e Memória’; a segunda foi na Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade; e a terceira conquista para a cultura airãoense foi a escolha de um representante de Novo Airão, André Cavalcante, como representante de nossa propostas em Brasília.
“A conferência foi uma oportunidade excelente que possibilitou o intercâmbio cultural com os demais municípios. Uma experiência de suma importância que nos fez superar as expectativas e descortinar um cenário de possibilidades para o desenvolvimento e o resgate de eventos culturais de Novo Airão”, relatou o subsecretário Rafael Borges.
Acompanhe mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br
Prefeitura de Novo Airão