Prefeitura de Novo Airão disponibiliza especialidades médicas à populaçãoPrefeitura de Novo Airão disponibiliza especialidades médicas à população

30/12/2023 Anderson Freire

O trabalho na saúde faz de Novo Airão um dos poucos municípios do Estado que não têm o sistema comprometido. Fato que pode ser comprovado com a oferta de atendimentos de especialidades médicas disponibilizadas pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) – Unidade Hospitalar de Novo Airão (UHNA).

Vamos aos números de 2023. De janeiro a novembro a UHNA realizou 2.851 atendimentos especializados, 73.126 exames laboratoriais; 5.300 radiológicos (Raios X); 3.420 ultrassonografias e 572 eletrocardiogramas. O relatório anual também aponta 320 procedimentos cirúrgicos; 132 partos cesáreos e 136 normais.

A secretária Municipal de Saúde, Eleiane Nascimento, explica que apesar das dificuldades para manter atendimento permanente, em algumas áreas, a Semsa disponibiliza médicos que prestam atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade Hospitalar de Novo Airão.

Ela orienta ainda que para agendar as consultas basta se dirigir a Semsa nos dias de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 12h e de 14h às 17h. Lembrando que são necessárias apresentações de solicitação médica, cartão SUS e RG (identidade).

Exames Unidade Hospitalar:

• Ultrassonografia (geral) - Unidade Hospitalar

Segunda-feira – 25 pacientes/manhã

Quarta-feira – 40 pacientes/manhã

• Ultrassonografia Obstétrica

Quarta-feira – 15 pacientes/manhã

As especialidades médicas e locais de atendimento:

• Pediatria – UBS José Eurípedes

Atendimento por agenda (Semsa)

• Otorrino – Unidade Hospitalar

Atendimento mensal (agendamento)