FVS faz alerta para eliminar focos criadores do mosquito da dengueFVS faz alerta para eliminar focos criadores do mosquito da dengue

26/12/2023 Anderson Freire

A equipe do Controle de Endemias da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), de Novo Airão, realizou nesta terça-feira (26/12) a mais uma ação de combate ao Aedes Aegypti (mosquito) para eliminação dos focos de criadores, no bairro de Murici, do vetor transmissor da dengue, Chikungunya e Zica.

O trabalho, que está sendo realizado diariamente, faz parte do programa Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). O LIRAa, é um programa do Ministério da Saúde, que tem por objetivo mapear os criadores do mosquito transmissor da dengue em diferentes regiões do município. Em Novo Airão a Prefeitura, por meio da FVS, realiza o trabalho quatro vezes no ano.

A coordenadora do setor de Combate à Dengue, Débora Souza, informou que as visitas domiciliares da equipe de combate ao Aedes Aegypti estão acontecendo de modo rotineiro e que serão realizadas em todos os bairros de Novo Airão.

“Neste caso trabalhamos por ciclo de trabalho que está dividido em 6 ciclos com 2 meses cada um. No período chuvoso e que precisamos estar atentos por causa da formação de criadouros do mosquito transmissor. Por isso a parceria entre agentes de endemias e moradores e muito importante nessa luta de combate à Dengue”.

A coordenadora também alerta que os maiores focos historicamente se concentram no centro, Murici e Nova Esperança, em decorrência das caixas d’água mal tampadas e acúmulo de lixo nos quintais e terrenos.

A orientação é de que as pessoas façam revisão nas caixas e reservatórios de água e limpeza de terrenos e quintais para evitar o surgimento de focos criadores do mosquito.