Prefeitura promove ação de saúde em São Domingos com destaque para Outubro Rosa e Novembro AzulPrefeitura promove ação de saúde em São Domingos com destaque para Outubro Rosa e Novembro Azul

08/12/2023 Anderson Freire

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma iniciativa na comunidade São Domingos nesta quinta-feira (07/12), buscando disseminar informações essenciais sobre a saúde em um evento que abordou os temas Outubro Rosa e Novembro Azul. A equipe da Unidade Básica de Saúde (Ubs) Bacaba, em colaboração com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), protagonizou uma ação que visava conscientizar e promover a saúde tanto de mulheres quanto de homens.

A enfermeira Ledy Lane, ressaltou a importância de manter o diálogo constante sobre saúde, destacando que o cuidado com o bem-estar é uma pauta atemporal e crucial para a comunidade.

A programação do evento foi diversificada, incluindo palestras informativas, gincanas e brincadeiras, proporcionando uma abordagem interativa e inclusiva à promoção da saúde. Em especial, a atenção à saúde masculina foi enfatizada com a coleta do PSA (Antígeno Prostático Específico) para homens acima de 40 anos, buscando a prevenção e o diagnóstico precoce de possíveis condições de saúde.

A equipe do Programa Nacional de Imunizações (PNI) participou ativamente, aplicando doses de vacinas de rotina e contra a COVID-19, reforçando a importância da imunização para a comunidade em tempos desafiadores.

A equipe do laboratório da Unidade Hospitalar de Novo Airão, teve participação, oferecendo serviços de coleta de PSA, demonstrando um compromisso inabalável com a saúde preventiva e a identificação precoce de doenças.

O encerramento foi marcado pela distribuição de brindes e sorteios de cestas básicas, incentivando a participação ativa da comunidade e promovendo um ambiente descontraído para a troca de informações e experiências.

A iniciativa não apenas evidencia a atenção à saúde física, mas também revela o empenho em fortalecer os laços entre os profissionais de saúde e a comunidade local.

#saúde

#Amazonas