Campanha Novembro Azul: Prefeitura Inicia Ações de Prevenção ao Câncer de Próstata na Ubs José PaulinoCampanha Novembro Azul: Prefeitura Inicia Ações de Prevenção ao Câncer de Próstata na Ubs José Paulino

23/11/2023 Anderson Freire

Na terça-feira (21), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à campanha Novembro Azul na Unidade Básica de Saúde (Ubs) José Paulino. A iniciativa visa promover a conscientização e prevenção do câncer de próstata, destacando a importância dos exames regulares para homens a partir de 40 anos.

O destaque do evento foi o Dia "D", no qual aproximadamente 340 homens foram beneficiados com a oferta de exames de PSA, um check-up fundamental para diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Glenda Feitosa, gerente da Ubs José Paulino, enfatizou a importância da ação, afirmando que "na primeira fase, as pessoas fazem a coleta e o resultado será entregue em uma semana".

O processo em duas etapas garante uma abordagem abrangente. Caso haja alguma alteração nos resultados, os participantes serão encaminhados para consulta médica e tratamento. Essa estratégia visa garantir uma resposta rápida e eficaz diante de possíveis diagnósticos preocupantes.

Glenda Feitosa acrescentou que esta é apenas a primeira fase da campanha, com a segunda etapa prevendo o retorno dos participantes para consulta médica. Essa abordagem integrada destaca o compromisso da campanha Novembro Azul com o acompanhamento contínuo da saúde dos homens.

A campanha reforça a importância do autocuidado e da prevenção, promovendo a conscientização sobre a necessidade de exames regulares para a detecção precoce do câncer de próstata. A participação expressiva no Dia "D" evidencia o sucesso da iniciativa na mobilização em torno da saúde masculina.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e a prevenção de doenças, destacando a relevância de campanhas como o novembro Azul para o bem-estar da população.