Novo Airão recebe equipe médica especializada para exames oftalmológicos gratuitosNovo Airão recebe equipe médica especializada para exames oftalmológicos gratuitos

07/11/2023 Anderson Freire

A parceria firmada entre Prefeitura de Novo Airão e Hospital de Referência em Oftalmologia Rodrigues Landim tem expectativa de atender até sexta-feira (10/11) cerca de 700 pessoas com exames e consultas oftalmológicas (vista) gratuitos.

A equipe médica especializada está disponibilizando os atendimentos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, no horário das 8h às 17h.

De acordo com a oftalmologista, Ângela Cunha, que integra a equipe do Hospital Landim, a parceria com a Prefeitura é fundamental para a realização desse serviço, demonstrando o compromisso das autoridades locais em promover o bem-estar da comunidade.

“Aqueles que desejam aproveitar essa oportunidade de cuidar da saúde visual, os requisitos são simples: trazer documentos de identificação, como RG e CPF. As crianças, a partir de sete anos, também podem passar pelos exames, atendendo à legislação vigente”.

A equipe se comprometeu em oferecer sete tipos de exames, com foco na detecção de problemas visuais. No entanto, nesta primeira etapa, apenas dois exames estão sendo realizados: a refração e a ceratometria. Testes para avaliação de dificuldade visual. Caso sejam identificados problemas, uma segunda equipe médica estará disponível na próxima semana para realizar outros cinco exames e fornecer diagnósticos completos.

Nos casos de necessidade de cirurgias, a equipe faz encaminhamentos para tratamentos apropriados e fornece uma lista de pacientes à Secretaria Municipal de Saúde para acompanhamento do paciente.

Ainda segundo os profissionais envolvidos, os problemas oculares mais comuns verificados incluem catarata, glaucoma, miopia, astigmatismo e presbiopia. Portanto, a oferta dos sete exames oftalmológicos tem objetivo abranger uma variedade de condições visuais.

A Prefeitura do Município reforça o convite a todos para aproveitar a oportunidade de cuidar da saúde ocular. Iniciativa que visa prevenir problemas de visão e garantir um melhor padrão de vida.