Agremiação Jaú é Campeãa do 24º Ecofestival do Peixe-boi de Novo AirãoAgremiação Jaú é Campeãa do 24º Ecofestival do Peixe-boi de Novo Airão

31/10/2023 Anderson Freire

O Peixe-boi Jaú (nação verde e preto) conquistou o campeonato no 24º Ecofestival do Peixe-boi de Novo Airão 2023, com a temática Jaú ‘Taíra : O legado do Rio Negro’. A agremiação conquistou o título com 338,9 pontos, contra 337,8 do Peixe-boi Anavilhanas, que apresentou o tema ‘Mistério de um Negro Corrente’.

O resultado oficial foi divulgado, nesta segunda-feira (30/10), pela Comissão Organizadora do evento que declarou, após a leitura das súmulas com a notas atribuídas pelos jurados, como vencedor do 24º Ecofestival do Peixe-boi de Novo Airão o Grêmio Recreativo Folclórico e Cultural Peixe-boi Jaú.

Após a divulgação, a torcida do Jaú percorreu as ruas da cidade em carreata de comemoração do título de campeão. A vitória representa a quebra de um jejum de quatro realizações nos Ecofestivais de 2014, 2017, 2019 e 2022, além de desempate no número de vitória que as agremiações acumulavam de 9 cada.

O presidente Liga Municipal das Agremiações de Danças Folclóricas e Culturais de Novo Airão (LIMAFOLC), Márcio Barreto, que representou o prefeito Frederico Júnior na apuração, fez agradecimentos as instituições que colaboraram para a realização do evento como Policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Sebrae secretarias municipais e aos presidentes do Jaú, Marcos Paulo Nascimento, e do Anavilhanas, Douglas Coutinho, pelo contribuição para preservação e valorização do patrimônio cultural e ecológico de Novo Airão.

“Queremos também expressar nossas gratidões em especial ao prefeito Frederico Júnior e o procurador Geral do Município, Otávio Farias, que apesar das dificuldades, não mediram esforços para que o Ecofestival se tornasse realidade”.

O Ecofestival do Peixe-boi é promovido pela Prefeitura de Novo Airão, por meio das Secretarias municipais de Cultura e Eventos (Semuc) e Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur) e Liga Municipal das Agremiações de Danças Folclóricas e Culturais de Novo Airão (LIMAFOLC), com apoio logístico do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), deputado Abdala Fraxe, SEBRAE e empresa UniEventos.