A Prefeitura de Novo Airão realizou, na sexta-feira (19/06), a 7ª edição do programa ‘Prefeitura no Meu Bairro’. Desta vez a escola contemplada foi a Estadual Joaquim de Paula, onde a Feira + Consciente - Mercado Verde, registrou mais uma marca de sucesso com cerca de 3,5 toneladas de resíduos recicláveis coletados na ação.
De acordo com a secretária municipal de Inovação, Suzianne Fonseca, o programa é muito importante para o desenvolvimento da sensibilização sobre conservação do meio ambiente. O programa incentiva o envolvimento das crianças e jovens na construção de uma cidade mais limpa e sustentável.
A Feira + Consciente (Mercado Verde), já se tornou o sucesso do momento, promovendo a troca de materiais recicláveis por alimentos, material escolar, brinquedo e ingresso para cinema. Entre os gêneros alimentícios: farinha de mandioca, arroz, macarrão, leite, óleo, banana, entre outros. Também é crescente a quantidade de eletrodomésticos que estão sendo levados para troca. Isso representa menos descarte de produtos eletrônicos na natureza.
Os resultados já refletem o impacto positivo da iniciativa. De acordo com a presidente da Coopcamare , Sônia Brandão, o volume imediato de resíduos recicláveis enviados para Manaus aumentou de 4 para 6 toneladas. Fora o material que ainda está em fase de triagem.
Além do Mercado Verde, foram oferecidos diversos serviços aos moradores da localidade como atendimentos de saúde, assistência social, CadÚnico, atividades recreativas e serviços de beleza, fortalecendo também a conscientização ambiental entre os estudantes.
O programa ‘Prefeitura no Meu Bairro’ é uma iniciativa integrada da gestão municipal, com a participação de todas as secretarias, buscando aproximar os serviços públicos da população.