Terceiro Workshop do Ecossistema Local de Inovação: Novo Airão rumo à transformaçãoTerceiro Workshop do Ecossistema Local de Inovação: Novo Airão rumo à transformação

21/10/2023 Anderson Freire

O Sebrae Amazonas, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur). realizou o 3º Workshop do Ecossistema Local de Inovação de Novo Airão. O evento, realizado na sede da Semintur, em 17 de outubro, reuniu 42 participantes, dentre eles, representantes dos setores considerados prioritários para o desenvolvimento sustentável da região: turismo, bioeconomia, pesca e aquicultura, movelaria e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O objetivo central foi a elaboração do plano de ação do ecossistema local de inovação, um passo fundamental rumo à transformação do município. A participação diversificada de atores dos setores estratégicos para Novo Airão demonstrou o engajamento e a colaboração de diversos segmentos da comunidade na busca de soluções inovadoras. A inovação, nesse contexto, é vista como um meio de potencializar o desenvolvimento econômico e social, criando oportunidades para todos.

De acordo com a secretaria municipal de Turismo, Suzianne de Oliveira, neste terceiro workshop, as discussões foram pautadas por ideias criativas e propostas concretas para alavancar o ecossistema local. Questões como o uso sustentável dos recursos naturais, o fomento ao turismo responsável e a criação de empregos nas áreas-chave foram abordadas com entusiasmo e visão de futuro.

“A trajetória do Ecossistema Local de Inovação de Novo Airão é um exemplo inspirador de como a colaboração entre setores diversos pode gerar mudanças significativas em uma comunidade. Com o compromisso e a visão compartilhada, o município está no caminho para se tornar um modelo de inovação e sustentabilidade na região amazônica. A transformação começa aqui e agora, e o futuro promete ser promissor”, antevê a secretaria Suzianne de Oliveira.

A próxima etapa desse processo de transformação está agendada para o dia 21 de novembro de 2023. Nesse encontro, será consolidado o plano de intervenção, e será apresentada a proposta da estrutura de governança que visa fortalecer o ecossistema local de inovação.

#ecossistema