Equipe do Ministério da Saúde visita Novo Airão para levantamento de demandas no municípioEquipe do Ministério da Saúde visita Novo Airão para levantamento de demandas no município

20/10/2023 Anderson Freire

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, se reuniu com a equipe integrada por representantes do Ministério da Saúde (MS), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que veio ao município com a missão de fazer o levantamento das demandas da Saúde e elaboração do plano de ação e estratégico para enfrentamento dos impactos da forte estiagem em Novo Airão.

A reunião, na manhã desta quinta-feira (19/10, na sede da FVS, também contou com as presenças do representante da Secretaria Municipal de Saúde, Amadeu Carvalho, coordenador da FVS/Novo Airão, Domingos Mariano, gerente de Endemias, Roberto Souza, diretora da Unidade Hospitalar de Novo Airão, Thayanne Azevedo, e o coordenador da Defesa Civil, Márcio Cavalcante.

O Diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública (Demasp), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS, Márcio Garcia, explicou que o objetivo do Governo Federal é de unir forças com os estado e municípios para o planejamento de ações na saúde no enfrentamento dos impactos da vazante dos rios causada pela forte estiagem.

“Estamos aqui para ouvir os problemas enfrentados e os impactos na saúde para que possamos realmente redirecionar os trabalhos, ações e estabelecer riscos e prioridades para dar resposta às necessidades emergenciais, avaliar os resultados e traçar um plano para 2024”, planeja.

O prefeito Frederico Júnior agradeceu o apoio do Governo Federal, que por meio dos ministérios que têm aberto as portas para atender aos prefeitos e destinado recursos para o Amazonas, sobretudo na área de Saúde, para o enfrentamento dos graves problemas que assolam os municípios.

“Temos a preocupação de levar saúde às famílias nas comunidades isoladas que não têm como chegar à sede do município. Mas, tenho certeza de que com a vinda da ministra Nísia Trindade ao Amazonas, o Governo Federal vai rever a situação de dificuldade financeira decorrente da queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios”.

No encontro também foram abordados o abastecimento de água potável, quadro de doenças como diarreia, pneumonias e outros problemas respiratórios. O prefeito Frederico Júnior reivindicou ainda recursos para aquisição de ambulâncias fluviais (ambulancha) e uma Unidade Básica de Saúde Fluvial.

#saude