‘Do Velho ao Novo, Para Sempre Airão: Santuário de Riquezas, A Maravilha Verde no Coração da Amazônia’. Este é o samba-enredo que vai conduzir a Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, no desfile de Carnaval de 2026.
Tema que destaca a cultura, o artesanato, a fauna, a flora, a profunda relação com a natureza e homenageia personagens históricos, mostrando na avenida as riquezas que atravessam gerações.
Neste domingo (11/01), a Aparecida realizou ensaio técnico quando mostrou uma prévia do espetáculo que vai desfilar no Sambódromo. O enredo nasce nas origens e narra a trajetória de um povo que construiu a identidade em harmonia com a fauna e flora. Uma travessia que começa em Santo Elias do Jaú, passa por Vila de Airão, chega à freguesia Tauapessassu e segue viva como Novo Airão.
Na avaliação do prefeito de Novo Airão, Otávio Farias, trata-se de um espetáculo histórico e cultural que está sendo contado no samba, valorizando o passado, celebrando o presente e projetando um futuro promissor e, sobretudo, as belezas naturais como fator de fortalecimento de Novo Airão como Destino Turístico.
“Uma parceria importante para promoção da identidade cultural e os recursos naturais do município, que desponta como um dos maiores potenciais turísticos do Estado. Estamos orgulhosos por confiar à Mocidade de Aparecida a missão de retratar nossa história, cultura e belezas naturais”, afirma Otávio Farias.
As fantasias das alas temáticas já estão prontas. Dentre elas, a dos peixes-boi Jaú e Anavilhanas, a fauna e flora, dos pescadores, dos botos, da Fundação Almerinda Malaquias, das artesãs - da Asociação dos Artesões de Novo Airão, que tecem o arumã na criação dos tradicionais tupés (tapetes) e muitos outros produtos.
Venha viver tudo isso! Dia 14 de Fevereiro, no Sambódromo.