A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semma), desenvolve o projeto ‘Jardim Viciado em Flores’ para desarticular o descarte irregular de resíduos sólidos em pontos da cidade (lixeiras viciadas), principalmente em esquinas de ruas.
A primeira ação de 2026, aconteceu no fim de tarde desta quarta-feira (07/01), na esquina das ruas do Comércio com a Raimundo Nunes, ao lado da Escola Estadual Balbina Mestrinho, no centro, onde estava havendo o descarte de resíduos doméstico, de obras, entre outros.
A diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semma, Mônica Souza, explica que proposta é uma parceria com o Departamento de Limpeza Pública (Delp), que consiste na implantação de canteiros (minijardins) com plantas ornamentais e flores visando inibir o descarte de resíduos e embelezamento paisagístico, além de sensibilizar e disponibilizar áreas verdes à população.
O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Mário Carmim, explicou que as unidades visam desarticular a formação de lixeiras viciadas. A iniciativa também pretende a criação de minipraças com peças rústicas de madeiras e jardinagem”.
“A ideia é chamar atenção das pessoas para mudança de hábitos ambientais. Vamos fazer o mapeamento de todos os pontos onde houver lixeiras viciadas para a implantação das unidades do Jardim Viciado em Flores. Um ambiente florido para que os moradores possam usufruir e contribuir para conservação ambiental”.
A Semma também disponibiliza contatos para que a população e comerciantes possam solicitar a coleta de resíduos recicláveis, por meio dos números 98474-4221, Coopcamare, e o 99907-3779, Departamento de Educação Ambiental.