Prefeito de Novo Airão se reúne com ministra da Saúde Nísia TrindadePrefeito de Novo Airão se reúne com ministra da Saúde Nísia Trindade

18/10/2023 Anderson Freire

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, na condição de vice-presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), participou nesta segunda-feira (16/10) de reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

No encontro, na sede da Superintendência da Zona Franca (Suframa), a ministra anunciou medida decisiva para fortalecer os serviços de saúde no Amazonas. Através da Portaria GM/MS nº 758, datada de 22 de junho de 2023, o Ministério estabeleceu a alocação de recursos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde, especificamente destinados ao Grupo de Atenção Especializada.

O prefeito Frederico Júnior explica que a injeção financeira, no valor superior a R$ 172 milhões, será incorporada ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) da região, com o objetivo de beneficiar diretamente os municípios amazonenses.

“Essa ajuda financeira vem em boa hora para que os municípios posam investir na compra de medicamentos para manutenção e melhoria dos serviços de saúde e a implementação de políticas públicas para enfrentamento da estiagem e queimadas que têm prejudicado a saúde das pessoas em decorrência da fumaça que encobre os municípios”.

Esse montante, especificado no artigo 1º da portaria, será repassado aos Fundos de Saúde em parcelas mensais, conforme autorização do processo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Essa iniciativa reflete o compromisso com o fortalecimento do sistema de saúde do Amazonas, visando proporcionar uma assistência de qualidade à população da região.

Na reunião também estiveram presentes o governador do Amazonas, Wilson Lima, prefeito de Manaus, David Almeida, presidente da AAM, prefeito Anderson Souza, de Rio preto da Eva, senador Omar Aziz e deputados estaduais e federais da bancada do Amazonas.

Acompanhe mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br