A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia as tratativas para criação do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), e do Incentivo de Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAEPI). A iniciativa visa o desenvolvimento estratégico para melhoria do atendimento de saúde aos indígenas no Município.
O assunto foi tratado em reunião, realizada na manhã desta terça-feira (18/11), na sede da Semsa com as presenças da secretária municipal de Saúde, Eleiane Nascimento; subsecretário Amadeu Carvalho; secretária do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Fernanda Tukano; conselheira distrital Cinara Cristina; e o apoiador técnico do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Manaus), Eric Mura.
De acordo com Eric Mura, este é um momento histórico para a saúde indígena no município, sobretudo em relação ao Incentivo de Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAEPI).
“Incentivo que vem agregar orçamentariamente a assistência à saúde da população indígena no município na média de alta complexidade, fazendo a integração com o Cadastro Nacional. Propostas para fazer a saúde acontecer de maneira completa no município”.