A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Sala do Empreendedor - Semintur, em parceria com a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), e apoio do Sebrae/AM, está integrada a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). Sistema gratuito que vem facilitar a abertura e legalização de empresas, reduzindo a burocracia e impulsionando o ambiente de negócios no município.
Nesta quarta-feira (22/10) foi realizado um encontro técnico, entre Jucea, Sebrae, secretarias municipais e instituições envolvidas no processo de regularização de empresas, para explanação e treinamento sobre as funcionalidades do sistema de licenciamento online.
A reunião no Complexo Administrativo José Sales Baliza contou com as presenças do subsecretário municipal de Turismo, Decson Almeida; do chefe do Departamento de Empreendedorismo Digital da Jucea, Caio Fernandes; do gestor do Programa Governança Empreendedora do SEBRAE, Márcio Fonseca; e representantes das secretarias de Economia e Finanças (Semef), de Organização Fundiária (Semorf/Departamento de Terras); Meio Ambiente (Semma), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS); e, Corpo de Bombeiros.
De acordo com Caio Fernandes, o REDESIM Conectada, reduz barreiras burocráticas no processo de regularização, abertura e fechamento de empresas. Além disso, identifica riscos físicos, sociais e ambientais de acordo com o tipo de atividade.
Já o subsecretário de Turismo, Decson Almeida, ressalta a iniciativa do prefeito Otávio Farias e empenho da Sala do Empreendedor junto à Jucea, para consolidar o REDESIM no município, na busca por inovação, tecnologia e praticidade.
“O sistema vem facilitar e agilizar a vida dos empreendedores, que vão poder dar entrada e acompanhar o andamento dos processos, bem como das secretárias envolvidas no licenciamento e fiscalização de riscos físicos dos empreendimentos”, adianta.
A REDESIM Conectada é uma iniciativa que moderniza e simplifica os processos de abertura, alteração, regularização e fechamento de empresas no Brasil. Trata-se de uma plataforma integrada que conecta diferentes órgãos e entidades responsáveis pela formalização de negócios, reduzindo burocracias e promovendo mais eficiência no ambiente empresarial.