A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, pesca e pecuária (Semapp), realizou na manhã desta quarta-feira (01/10), a abertura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal, 2025. Iniciativa que representa um importante avanço na valorização da agricultura familiar e fortalecimento da segurança alimentar no município.
No evento, o prefeito de Novo Airão, Otávio Farias, anunciou duas medidas significantes ao setor primário. A primeira foi sobre o lançamento do edital de licitação e convênios para a aquisição de três máquinas agrícolas que vão compor a patrulha mecanizada destinada a modernizar a produção. A segunda é o compromisso da Prefeitura em comprar, com recursos próprios, o excedente da produção agrícola em 2025.
“Após 20 anos de espera no município, a nossa gestão vai adquirir os tratores para modernizar o processo de cultivo no campo. É uma gestão comprometida em impulsionar o primeiro setor para um futuro mais produtivo e próspero”, destacou o prefeito.
A cerimônia contou com as presenças do vice-prefeito Humberto Lima, do presidente da Câmara Municipal, Roberto Veiga, vereadores, secretários municipais, além do gerente do Idam/Novo Airão, Alberto Pacheco, da secretária de Agricultura, Ana Paula Souza, e da subsecretária, Priscila Adriano.
Ao todo, 27 agricultores familiares participam do PAA Municipal, que prevê a entrega de 25 toneladas de alimentos entre frutas, verduras, tubérculos, frango, ovos e farinha de mandioca. Os produtos serão destinados ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), à Unidade Hospitalar de Novo Airão e à APAE.
Na ocasião, também foram distribuídas 100 sacolas de alimentos agrícolas às famílias inscritas no CadÚnico e no Programa Bolsa Social do Município.