Prefeitura de Novo Airão participa de intercâmbio de Pesca Esportiva do Rio UatumãPrefeitura de Novo Airão participa de intercâmbio de Pesca Esportiva do Rio Uatumã

13/10/2023 Anderson Freire

A Prefeitura de Novo Airão, por meio das secretárias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur), em conjunto com Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e ICMBio, participou de reunião de intercâmbio sobre a Pesca Esportiva, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Uatumã.

A secretaria municipal de Turismo, Suzianne de Oliveira, informou que a participação do município no intercâmbio visou o conhecimento técnico sobre a pesca esportiva. Atividade turística que pode vir a ser adotada em Novo Airão, a partir de licenciamento ambiental.

“Além dos atrativos turísticos como passeios e visita às comunidades ribeirinhas e indígenas, a pesca esportiva é uma atividade promissora. De acordo com a Amazonastur, o segmento deve injetar mais de R$ 500 milhões diretamente e indiretamente na economia local”.

O município foi representado pelo chefe de Seção da Semma, Abrahão Chaves da Silva (técnico em aquicultura e pesca), para acompanhamento e orientação dos comunitários Edgar Vieira, presidente da comunidade Nova Aliança, e Paulo Rodrigues (Manel), presidente da Comunidade Nova Esperança, localizadas no Rio Apuaú, além de representantes do Rio Unini.

A reunião, na Base da RDS Rio Uatumã, aconteceu com rodas de conversas para entendimento das realidades de cada local e visitas de campo aos empreendimentos que operam na região. A pesca esportiva no Rio Uatumã é uma das atividades que movimentam a economia das comunidades locais. Mas, é explorada em curta temporada, no período de 15 de agosto a 15 de dezembro, na estiagem dos rios.

O turismo de pesca esportiva é desenvolvido de forma comunitária, familiar, e pelos barcos hotel, licenciados pelo IPAAM, que levam turistas à região, com permissão para atuar no Setor 01, região onde ainda existem pousadas comunitárias ou familiar instaladas.

Nos setores 02 e 03 a pesca esportiva é explorada apenas pelas pousadas locais e mão de obra local (barqueiros, cozinheiras, guias e outros) obrigatoriamente das comunidades. A implantação de pousadas na região é estabelecida conforme critérios das associações comunitárias e definido como regra geral na RDS, apenas moradores tradicionais podem instalar pousadas na região. Na RDS também há uma Associação mãe que arrecada as contribuições e redistribui os recursos para investimento nas comunidades.

Acompanhe mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br