Unidade Hospitalar de Novo Airão realiza cirurgia para retirada de mioma uterinoUnidade Hospitalar de Novo Airão realiza cirurgia para retirada de mioma uterino

06/10/2023 Anderson Freire

A saúde é prioridade para Prefeitura de Novo Airão que investe na oferta de especialidades médicas. Seguindo essa determinação a Unidade Hospitalar de Novo Airão realizou nesta quinta-feira (05/10) uma cirurgia para retirada de um mioma uterino (histerectomia).

O procedimento, que levou cerca de duas horas, foi realizado pelos médicos Carlos Daniel, cirurgião, e Eleyane, ginecologista da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e equipe médica do Centro Cirúrgico.

O enfermeiro Lima Júnior explicou que o diagnóstico de mioma uterino é feito pelo ginecologista por meio da realização de exame físico (ginecológico) e a palpação do abdômen. Caso a mulher apresente sintomas ou alterações identificadas durante o exame clínico, o médico pode indicar a realização de ultrassom abdominal ou transvaginal. O principal sintoma é o sangramento recorrente.

“O problema pode ser tratado clinicamente (medicamentos, mas quando há alteração no tamanho é preciso procedimento cirúrgico, que demanda cerca de três dias para recuperação”.

A histerectomia é a cirurgia para remoção do útero ou de parte do útero, sendo normalmente indicada nos casos de miomas uterinos, endometriose, dor pélvica crônica, câncer de útero ou colo do útero, ou sangramentos vaginais anormais que não melhoram com outros tratamentos.

Acompanhe mais informações no site oficial da Prefeitura de Novo Airão: https://novoairao.am.gov.br