Prefeito Frederico Júnior determina mudanças na segurança escolar.Prefeito Frederico Júnior determina mudanças na segurança escolar.

08/04/2023 Anderson Araújo

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, determinou, na manhã deste sábado (08/04), uma mudança rigorosa no esquema de segurança nas nove escolas do estado e município em Novo Airão.

“Deus nos livre da ocorrência de um ataque criminoso às escolas no município. Mas, vamos sair na frente e determinar medidas de segurança para prevenir essa possibilidade que já está acontecendo em escolas e creches brasileiras. Daí a convocação desse encontro para debater e encontrar forma para dar garantias aos pais de segurança nas escolas”, anunciou o prefeito.

As mudanças começam valer, nesta segunda-feira (10/04), com a presença permanente de um guarda municipal, para vigilância ativa no interior e exterior da escola, portão de entrada trancado durante o horário de aulas e controle rigoroso de entrada de pessoas nas dependências.

A prefeitura também vai contar com apoio do 6º GPM (Grupamento de Polícia Militar) para intensificação de rondas nos horários de entrada e saída de alunos, além de orientação de ações, treinamentos de vigilantes e porteiros e apresentação de palestras e treinamento de simulação, pelo 1º tenente Marinho – Comandante do GPM, nas escolas para professores, administrativos e alunos sobre os procedimentos a serem adotados em caso de ameaças e investidas de um atacante ativo.

As medidas foram determinadas durante reunião convocada pelo prefeito Frederico Júnior, no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com as presenças do comandado do GPM, Coordenador da Guarda, Delmacyr Oliveira, secretários Municipais de Educação, Humberto Lima, e de Ação Social e Cidadania, Márcia Silveira, e gestores de escolas do município e estado.

Além das medidas de vigilância e controle, a prefeitura também vai realizar verificação nas escolas para detectar pontos vulneráveis, executar obras para aumento de altura de muros e aquisição de equipamentos de defesa e imobilização para agentes da Guarda Municipal.

“A segurança vai contar com agentes habilitados que vão passar por treinamentos para estarem atentos a sintomas, possibilidades e agirem em caso de ataque. Também vamos solicitar reunião como Ministério Público e juiz de direito da Comarca, Túlio Dorinho, para legitimar medidas que visam garantir a segurança de nossos alunos, sobretudo as crianças”, concluiu o prefeito.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Márcia Silveira, ressaltou que a maioria dos casos de ataques são feitos por estudantes da própria escola. Neste sentido, a Semasc também vai intensificar palestras nas escolas sobre as formas de assédio e prática de bullying visando orientar aos jovens para a necessidade de respeito às diferenças de cada pessoa.

“É preciso também aproximar as famílias para que tenham participação das ações para que possamos evitar as práticas de intolerâncias e desrespeito entre os jovens. Vamos reforçar esse trabalho”.

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira

ASCOM - Assessoria de Imprensa e Comunicação