Prefeitura determina remoção de entulhos e poda de árvores das ruasPrefeitura determina remoção de entulhos e poda de árvores das ruas

06/04/2023 Anderson Araújo

A Prefeitura de Novo Airão, por meio do Setor de Limpeza Pública, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Seminf), está executando serviços para remoção de entulhos, resíduos, podas e troncos de árvores, das ruas e frente de casas. A operação que iniciou na terça-feira (04/04), já retirou mais de 100 toneladas de entulhos, oriundas de terrenos que foram notificados pelo setor de terras.

O descarte do material, nas ruas, decorreu de determinação, em 13 de março, para que os proprietários providenciassem a limpeza dos terrenos que se encontravam tomados pelo mato. Vários proprietários chegaram a ser notificados pelo não cumprimento da medida.

Para eliminar o acúmulo, a equipe de limpeza pública da Seminf, iniciou uma operação para retirada de mais de cem toneladas de entulhos que foram descartados.

O subsecretário de Infraestrutura, Max Vinhort, informou que a operação, iniciada no bairro Novo Horizonte, está entrando pela noite para dar conta do serviço.

“A determinação do prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, é dar prioridade para limpeza das ruas e coleta de resíduos. Nesse sentido solicitamos a compreensão e colaboração dos moradores para que mantenham os terrenos limpos para evitar a proliferação de ratos, insetos e outros parasitas. Outro apelo para que não haja descarte de resíduos logo após a execução do serviço de limpeza”.

O subsecretário também enfatizou que a administração mobiliza constantemente as secretarias de Infraestrutura e de Meio Ambiente para a limpeza e o recolhimento de entulhos, contudo, não obtém resultado positivo para manutenção das ruas e calçadas limpas e sem entulhos.

“No dia seguinte a ação de limpeza, os entulhos e resíduos voltam a ocupar as ruas e frentes de casas, tornando nulo o esforço para manutenção da cidade limpa e livre de vetores de doenças. Por isso, pedimos a conscientização e colaboração de todos os moradores para que a cidade seja um exemplo de conceito no Amazonas”.

Fotografia: Sebastian Vianna

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira