1º Feirão do Pescado de Novo Airão movimenta R$ 15 mil1º Feirão do Pescado de Novo Airão movimenta R$ 15 mil

06/04/2023 Anderson Araújo

O 1º Feirão do Pescado de Novo Airão, promovido pela Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp), movimento por volta de R$ 15 mil com a comercialização de uma tonelada do produto.

A Feira foi realizada, nesta quinta-feira (6/04), em função do feriado da Semana Santa, o juntamente com a Feira do Produtor e reuniu 15 piscicultores e pescadores artesanais do município. Foram disponibilizadas as espécies matrinxã, tambaqui e pirarucu.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Piscicultura (Semapp), Ângelo Alberto Medeiros, no entanto, informou que além da quantidade comercializada na Feira, a secretária também comprou dos piscicultores, com recursos liberados pelo Governo do Estado, mais três toneladas. Volume destinadas à distribuição às famílias em situação de vulnerabilidade, pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (Semasc). O rendimento total resultante das ações da Semapp foi de R$ 57 mil.

Para próxima semana está agendada mais uma ação de despesca no ramal do Madeireiro, que ficou inviabilizada, nessa semana, pelas chuvas que têm causado inundação de trechos no acesso.

“Mas o primeiro Feirão do Pescado trouxe a união dos produtores (piscicultores, pescadores regionais e agricultores) que dividiram o mesmo espaço, agregando valor à nossa Feira da ADS. Uma ideia que está sendo executada e vai ter continuidade”.

A piscicultora Luziane Costa disse que a compra e comercialização dos peixes, articuladas pela Secretaria de Agricultura, é o momento mais esperado no ano.

“Agradeço à Secretaria de Produção, IDAM e Apina pela oportunidade para venda dos nossos peixes”.

O presidente da Associação dos Piscicultores de Novo Airão (Apina), Carlos Leite, lembrou que a compra do pescado vem acontecendo nos últimos quatro anos pela Gestão do prefeito Frederico Júnior.

“Trabalho de incentivo, aos 40 piscicultores associados, que permitiu a comercialização de cerca de 60% da produção aos municípios vizinhos de Manaus e Manacapuru. A Prefeitura e a Semapp são o nosso braço direito”, agradece.

O 1º Feirão do Pescado é uma parceria entre a Semapp, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Apina.

Fotografia: Gideão Santos

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira