Secretaria de Agricultura realiza doação de peixes e Feirão do PescadoSecretaria de Agricultura realiza doação de peixes e Feirão do Pescado

05/04/2023 Anderson Araújo

A Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp), promove, nesta Quinta-feira Santa (6 de abril), o 1º Feirão do Pescado de Novo Airão. A Prefeitura também realiza, nessa semana, a doação de três toneladas de peixes às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Feirão do Pescado será realizado juntamente com a Feira do Produtor (ADS), excepcionalmente na quinta-feira, em função do feriado Santo, a partir das 5h da manhã, na Rua José Savedra, atrás da Escola Aristóteles Freire Arnoud.

A comercialização vai contar com a participação de dez piscicultores e também pescadores artesanais do município. A estimativa da oferta é de cinco toneladas das espécies matrinxã e tambaqui, com preços variando entre R$ 8 a R$ 15 o quilo.

Sobre a distribuição às famílias, o secretário municipal de Agricultura, Ângelo Alberto Medeiros, lembrou que se trata de uma ação tradicional da Prefeitura que, todos os anos compra o pescado dos piscicultores, com recursos liberados pelo Governo do Estado.

“A doação é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (Semasc) que definiu os bairros onde vai ocorre a distribuição. Este ano foram escolhidos Alemão, Caminho das índias e Santo Elias.

A distribuição iniciou nesta quarta-feira (05/04), no bairro do Alemão e parte do Santo Elias. A segunda etapa da distribuição, logo após a despesca, está prevista para sexta-feira ou no sábado (7 ou 8/04). O secretário acusa dificuldades de acesso aos ramais em decorrência das chuvas que causaram inundações em alguns trechos.

As ações são uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária (Semapp), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Associação dos Piscicultores de Novo Airão (Apina).

Fotografia: Gideão Santos

Criação de Texto: Wittemberg Nogueira